SETOR PÚBLICO – Cidade de Eindhoven – Projeto AiREAS (Holanda)

A inovação que transforma a vida dos cidadãos

Como parte dos esforços de recuperação do declínio pós-industrial e para renovar a sua imagem de centro de inovação e criatividade, a cidade holandesa de Eindhoven decidiu implementar um sistema único de monitorização da qualidade do ar em tempo real,  através da utilização de sensores de dióxido de nitrogénio (NO2) instalados nos semáforos.City of Eindhoven – AiREAS project (The Netherlands) O AiREAS é um projeto pioneiro que envolve médicos, engenheiros, investigadores, governantes e cidadãos numa plataforma aberta e conjunta.

As nossas soluções:

A Axians concebeu e instalou em semáforos, pela cidade, uma rede de sensores de medição dos vários indicadores da qualidade do ar, juntamente com a rede que transmite dados às autoridades, fornecendo-lhes, assim, uma perspetiva em tempo real dos níveis de poluição e temperatura. Estes dados são igualmente partilhados com equipas universitárias de investigação que estudam a relação entre os níveis de poluição e o aumento de certos tipos de doenças.

Benefício para os clientes:

Trata-se do primeiro projeto europeu deste tipo aplicado a uma escala citadina. É baseado no conceito inovador de que todas as partes interessadas se conjugam e usam as suas competências e conhecimentos num trabalho integrado para criarem uma cidade mais limpa e saudável, exigência cada vez maior dos cidadãos.