Image

National Tax System

Opte por uma relação mais transparente e próxima com os contribuintes ao facilitar o cumprimento das suas obrigações fiscais. Dê primazia à transparência dos processos e invista na qualidade do serviço aos cidadãos – construindo uma imagem mais positiva na mente das pessoas. Ao trabalhar com a Axians tem uma empresa parceira que simplifica, facilita e otimiza os processos. Estamos empenhados em contribuir para a modernização do setor tributário do país.

Saber mais

Desafio

Simplificar o labirinto tributário e prestar um serviço de qualidade à sociedade são desafios críticos e prioritários da Autoridade Tributária (AT).

O paradigma está a mudar, em Portugal e no resto do mundo.

Cada vez mais, as autoridade tributárias querem ser transparentes e mostrar a sua visão na forma como gerem o negócio que é crítico e tem um profundo impacto na vida dos cidadãos.

Importa, assim, oferecer os meios que promovam o cumprimento voluntário das obrigações fiscais dos contribuintes.

A ideia central é aproximar os cidadãos da AT, ao invés de afastá-lo com processos litigiosos.

Para cumprir o desafio da melhoria na qualidade dos serviços, as próprias entidades devem conseguir simplificar, automatizar e otimizar os seus processos internos.

A solução passa por dar sentido aos dados que são produzidos pelo setor e transformar as informações em conhecimento que permita aos gestores e governantes tomarem melhores decisões.

A simplificação dos processos internos, a melhoria na qualidade dos serviços e a primazia pela transparência melhoram a comunicação e a imagem da AT aos olhos do contribuinte.

O nosso Compromisso

A Axians tem uma relação de mais de duas décadas com a Autoridade Tributária.

Todos os projetos conjuntos funcionam como um agente para a modernização do sistema tributário, aduaneiro e organizacional.

Todos estes setores geram receita e funcionam como verdadeiros motores da economia do país.

No entanto, envolvem um sem-número de impostos, uma miríade de processos, regras e uma força de trabalho que necessitam de ajuda para melhorar as suas atividades. 

Face a estes desafios, a Axians está comprometida com os objetivos da AT:

  • Trabalhar no sentido de modernizar o país procurando a melhoria da comunicação com o cidadão e a imagem para o exterior.

  • Desenvolver estratégias para otimizar os processos internos, tornando-os mais céleres e menos onerosos.

  • Elevar o potencial da informação que é produzida e circula nos sistemas operacionais, transformando-a numa componente analítica que facilita a tomada de decisão.

Na sua essência, procuramos tornar simples o que é complexo.

A nossa relação de mais de 20 anos com a Autoridade Tributária e Aduaneira portuguesa permite-nos conhecer a complexidade da máquina tributária, dando-nos a experiência e o know-how necessários para simplificar processos e responder aos desafios do setor.

A Axians é a parceira de referência para a vertente analítica da informação, promovendo mecanismos de ciência de dados que garantem a colocação da informação produzida ao serviço dos sistemas operacionais e de decisão.

Projetos da Axians

Os projetos da Axians com a AT envolvem serviços críticos para a sociedade.

Neste caso, focam-se muito no cumprimento voluntário das obrigações.

Temos uma visão pró-ativa que se materializa, por exemplo, nos triggers enviados aos contribuintes para que consigam cumprir as suas obrigações. A notificação das contribuições permite antecipar o pagamento e gera confiança entre as partes.

Por outro lado, temos em marcha projetos relacionados com:

– Orçamento de Estado (OE) e previsão das receitas;

– Envio de informação tributária a entidades externas (Segurança Social, Banco de Portugal, etc.)

– Integração da informação tributária e fiscal com outras entidades.

Pedir mais informações