Importância das TI para o setor da Educação

Os equipamentos informáticos e o acesso à internet são dois recursos importantes. Mas sem um roadmap, um plano de ação, representam apenas dispositivos e redes.

As ferramentas digitais trazem novas possibilidades para criar uma nova escola, ou uma escola mais adaptada aos desafios do futuro.

É essencial promover a literacia digital, democratizar as novas tecnologias e desmaterializar o acesso ao conhecimento.

É neste ponto que a Axians tem um compromisso sério com os objetivos dos seus clientes ao ter como propósito:

  • Contribuir, de forma estruturada, para a modernização do sistema educativo;
  • Garantir a continuidade do ensino em qualquer cenário;
  • Oferecer alternativas viáveis e que promovam o sucesso de toda a comunidade educativa.

Assim, no ensino básico e secundário (K 12), o nosso foco é ajudar as escolas e os organismos centrais que tutelam a educação a:

  • Conseguir o sucesso do aluno e melhorar a qualidade do ensino;
  • Permitir o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes online;
  • Garantir que as escolas estão preparadas para suportar a tecnologia e que trabalham com plataformas homogéneas;
  • Criar experiências de ensino mais ricas e que promovem a participação e envolvimento dos estudantes;
  • Promover a equidade no acesso à educação;
  • Implementar e operacionalizar o Blended Learning, de forma a que os alunos consigam acompanhar as atividades letivas quando as aulas presenciais não são possíveis.

Estamos a falar de distribuir valor a um universo de cerca de 800 agrupamentos e 5.000 escolas que beneficiam da tecnologia ao serviço da educação.

Ao todo são aproximadamente 1.100 alunos, 120 mil professores e 40 mil pessoal não-docente que serão impactados por esta autêntica revolução digital na Educação.

A nível do ensino superior, as Tecnologias de Informação introduzem um elemento diferenciador inigualável.

O nível de sofisticação dos serviços neste patamar é distinto e a Axians sabe disso. Assim sendo, compromete-se a:

  • Trazer para o ensino superior novos modelos pedagógicos suportados na tecnologia;
  • Tornar as universidades públicas e privadas mais atrativas, por forma a captar e reter os melhores talentos;
  • Melhorar o nível de qualidade do ensino;
  • Oferecer serviços inovadores;
  • Desenhar ofertas de formação mais personalizadas (Flexible and Adaptive learning).

 

Saiba mais sobre o nosso compromisso no setor da Educação e de que forma apoiamos a transformação digital para promover o sucesso do aluno, acelerar a modernização do sistema educativo e desenvolver a literacia digital do país.

Saber mais >

Image

Contribua para o sucesso escolar dos futuros profissionais e empreendedores do país. A oferta da Axians é sempre personalizada e construída com base na inovação.

Peça mais informações

Vantagens para o Setor da Educação

Promover novos modelos pedagógicos

As novas tecnologias permitem explorar novos modelos pedagógicos. Por exemplo, o modelo híbrido de educação, ou Blended Learning (B-learning), que consiste na combinação de práticas do ensino presencial com o ensino remoto.

Ao adotar estes modelos, está a promover a capacitação digital e a inclusão de toda a comunidade escolar no processo educativo.

Permitir uma maior literacia digital

A transformação digital do tecido empresarial selecionará e dará maior relevo aos profissionais com maiores competências digitais.

Conscientes que as transformações geracionais começam pela educação e que são vitais no exercício da cidadania, ao investir na transformação digital de hoje, capacita os profissionais e cidadãos de amanhã.

Diminuir as diferenças no ensino

As tecnologias de informação têm o potencial de gerar maior equidade entre os alunos a todos os níveis. Contribuem para que se cumpra, com rigor, um direito constitucional, o “direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar”. 

Elevar o ensino superior

A transformação digital na educação introduz maior sofisticação e diferenciação no ensino superior. 

Permite que estas instituições possam inovar nos serviços que oferecem aos seus alunos, pessoal docente e parceiros. Contribui para elevar o seu prestígio, tornado-a uma entidade atrativa aos olhos de vários stakeholders.

Serviço de apoio digital

A Axians presta apoio no processo educativo, de forma transversal, na utilização dos recursos digitais, de forma a promover o sucesso dos alunos e reduzir as situações de abandono escolar.

Toda a infraestrutura de IT será idealizada e implementada em parceria com os seus clientes.

Segurança na educação

A hiperconectividade, o estar “always on”, traz alguns desafios relacionados com a segurança e a privacidade dos dados – sobretudo porque está envolvida uma população muito jovem.

Na jornada da transição digital, a Axians apoia e oferece soluções em todas as dimensões da cibersegurança e compliance.

Casos de Sucesso

  • Universidade Nova SBE | Novo campus

    A parceria com a Nova SBE pretende dar suporte à visão inovadora implementada no novo Campus da universidade, de forma a melhorar a experiência dos estudantes e docentes.
    Saber mais
  • Universidade de Évora | Prova superada

    O crescimento da equipa e a necessidade de prestar um serviço cada vez mais exigente, levou os Serviços de Informática da Universidade de Évora a escolherem a Axians Portugal. Juntas, trilharam um caminho de otimização organizacional, melhorando o modelo de gestão de serviços de TI.
    Saber mais

Quer conhecer as Soluções para a Educação?