Importância do IT para os Setores dos Serviços e Indústrias

Tal como previsto e à boleia da popularização da IoT (Internet of Things),

a IT e a OT têm, agora, um ambiente compartilhado nas empresas.
Deixaram de ser silos, sistemas isolados, para trabalharem ao serviço da Business Intelligence.

Existe um impacto positivo restante desta convergência. Mas há também desafios associados – tanto para os operadores industriais como para os prestadores de serviços.

No final, as organizações devem assegurar que os benefícios desta fusão se tornam reais.

Esta convergência traduz-se em melhorias tanto para a OT (mais eficiência, escalabilidade, infraestrutura mais facilmente gerida e segura), como para o IT, ao garantir a comunicação em tempo real com os ativos da empresa.

Valor para o Setor Industrial

Para os operadores industriais, a unificação das IT e OT representa um papel efetivo e importante na Transformação Digital.

A unificação tem um grande potencial para o Setor Industrial, mas implica a convergência de tecnologias distintas. Um desafio que a Axians se propõe resolver com profissionalismo e qualidade.

Estes agentes económicos têm renovado a sua maquinaria com vista à otimização do chão de fábrica, porém, os processos também necessitam de ser melhorados, sob pena de não usufruir do verdadeiro potencial da convergência.

Por exemplo, dada a competitividade e a urgência de obter processos mais eficientes, as áreas de negócio precisam de obter modelos analíticos que prevejam a produção por forma a cruzar com as previsões que têm.

A Axians incide a sua atuação no ambiente onde operam todos os sistemas, propondo soluções e melhorias a vários níveis:

Modernização das redes

  • Atualização das redes para uma versão mais moderna por forma a que seja possível segmentar o que é o tráfego IT/OT industrial e o tráfego de IT referente à parte cooperativa e de negócio.

Componentes de Cibersegurança

  • A atual existência de redes de produção mais complexas e com dispositivos conectados à Cloud implica que as organizações estejam mais vulneráveis e expostas a ataques externos.
  • A Axians monitoriza as redes de forma constante e permanente, implementa regulamentações de segurança para salvaguardar que não existem problemas que interfiram nos processos.

Componente analítica

  • Processo consultivo de forma a otimizar o negócio das empresas em 2 fases:
  • Primeiro, trabalhar as perdas e perceber como é possível tornar os procedimentos e processos mais eficientes;
  • Segundo, ao reduzir as perdas, os operadores industriais alcançam objetivos de eficiência e redução de desperdício, o que se traduz em lucros e cash flow disponível para outros investimentos.

Componente Preditiva

  • Através da análise dos dados recolhidos na linha de produção (OT) e transferidos para o sistema IT, torna-se possível antecipar padrões de consumo de produção, bem como de stock.
  • Os operadores industriais conseguem otimizar o seu negócio com base em dados fiáveis e seguros.

Valor para o Setor dos Serviços

Através dos Managed Services, a equipa de IT das organizações passa a ser constituída por profissionais Axians que gerem toda a componente dos sistemas de informação.
Ao delegar este serviço, beneficiam de profissionais técnicos altamente qualificados.

Para além do know-how e expertise, ao criar uma plataforma comum onde os dados de OT e IT trabalham em conjunto, os prestadores de serviços passam a conseguir juntar diversas métricas sob uma única visão. Vários indicadores de desempenho (KPIs) passam a poder ser analisados em tempo real.

Na área da prestação de serviços, as empresas operam a uma grande velocidade, o que traz uma exigência: a urgência de prever as necessidades de negócio.

A coleção de dados obtidos de ambos os sistemas, permite aos prestadores de serviços reagir com agilidade e flexibilidade. Podem, rapidamente, melhorar as timeline de produção e dar espaço à inovação – escalando e oferecendo mais serviços quando necessário.

Vantagens para o Setor Industrial

Otimiza a ligação do mundo IT com o OT

Obtenha informações da componente operacional e de IT em tempo real. Transfira, trabalhe os dados obtidos e dê-lhes sentido, ao analisar em conjunto as informações que ambas as áreas providenciam.

Garante a cibersegurança industrial

Certifique-se que o ambiente IT e OT da sua organização funciona de forma segura, sem falhas ou períodos de inoperacionalidade.
Trabalhe com a Axians, um parceiro experiente que atualiza os sistema, monitoriza e implementa soluções que minimizam os riscos e mitigam, rapidamente, os eventos.

Aumente a eficiência de produção

Reduza as perdas associadas aos processos de fabrico. A convergência entre IT e OT permite que faça ajustes à produção, entenda o que os seus clientes procuram e torne a sua organização mais pró-ativa.

Vantagens para o Setor dos Serviços

Trabalha com Prestador especializado em Managed Services

Garanta um serviço de managed services de excelência, com profissionais qualificados e experientes. Sendo uma empresa com dimensão internacional, existe partilha de know-how. Os seus especialistas dominam e são experientes em multi-tecnologias.

Torna a área de IT na sua empresa mais flexível e ágil (modelo de serviços)

Transforme a área de tecnologias de informação na sua empresa e coloque-a mais orientada a um modelo de serviços, ou seja, modular e flexível. Faça a gestão dos níveis de serviço de acordo com as necessidades.

A par desta flexibilidade, sempre que o seu negócio precisar de crescer, rapidamente, pode adquirir novos e inovadores serviços.

Casos de Sucesso

Quer conhecer as Soluções para a Indústria e Serviços?