Image

Smart Mobility

Valorize a cidade e crie mais valor para os cidadãos. A Axians quer tornar a mobilidade uma peça central no ecossistema das cidades de forma a promover os diferentes tipos de sustentabilidade: económica, social e ambiental. Ofereça aos cidadãos uma cidade mais inclusiva, que valoriza o tempo das pessoas e vive em perfeita comunhão com o meio ambiente – através de estratégias efetivas para a redução da pegada de carbono.

Saber mais

Desafio

A Axians planeia otimizar todo o contexto de mobilidade nos projetos que concretiza com operadores de transporte, câmaras municipais, entidades reguladoras e outros agentes, tendo subjacentes os seguintes objetivos:

1. Valorizar o tempo dos cidadãos

A mobilidade tem o potencial de melhorar a vida privada dos cidadãos quando lhes devolve tempo que é deles. Quando lhes dá a oportunidade para investir esse tempo na valorização da sua dimensão pessoal e familiar. 

Assim, a Axians foca-se em criar soluções que permitem minimizar o tempo entre deslocações quotidianas, obrigatórias e repetitivas (casa-trabalho, casa-escola dos filhos-trabalho, entre outras). 

Ao reduzir atividades que trazem pouco valor – ou o tempo investido nestas atividades -, maximiza o conforto individual e coletivo dos cidadãos. 

 

2. Melhorar a qualidade de vida

Mais conveniência e menos tempo gasto entre viagens traduzem-se numa melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Numa lógica de otimização do ecossistema, a Axians procura disponibilizar soluções que possibilitem ao cidadão otimizar a sua viagem. Isto é conseguido através do acesso a informações que facilitam a tomada de decisão e mediante a otimização da própria rede. Desta forma, o cidadão terá uma melhor experiência de mobilidade.  

Em simultâneo, a Axians quer garantir que, caso precisem de deslocar-se, o tempo de deslocações e a velocidade das mesmas são encurtados. 

3. Respeitar o meio ambiente

Na área de mobilidade, ao otimizar o contexto das cidades diminui-se o número de viaturas particulares a circular. Logo, produzem-se menos danos para o meio ambiente e mais-valias para a saúde dos cidadãos. 

Este efeito é alcançado através de duas vias: 

  • Pela melhoria da oferta de transportes partilhados e da infraestrutura necessária de micro-mobilidade (trotinetes, transportes coletivos, etc.); 
  • Pela limitação das deslocações desnecessárias, reduzindo as viagens individuais através da maior disponibilidade de serviços de entrega em casa. 

A partir desse momento, ganham-se novas sinergias, utilizam-se menos transportes e reduzem-se as emissões de gases nocivos

A cidade torna-se mais inteligente e sustentável. Cresce e desenvolve o seu potencial económico, mas sem ferir ou fragilizar o meio envolvente. 

O nosso Compromisso

O nosso compromisso é sermos o parceiro que presta auxílio à operação dos operadores de transporte. 

Ainda que através dos nossos clientes, a operação que realizamos traduz-se diretamente na melhoria de serviços para a sociedade e tem um elevado impacto em todos os cidadãos, direta ou indiretamente.

É público que são vários os reports de constrangimentos com a rede de transportes, desde a oferta, à disponibilidade, passando pela qualidade do serviço em si, entre outros. E o objetivo da Axians é ser um parceiro que contribui para a contínua melhoria da qualidade do serviço prestado à sociedade.

Além de facilitadores nos operadores, queremos ser os players que a sociedade reconhece como a alavanca que proporcionou uma melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos operadores e na inovação ocorrida nos transportes.

O Passe Família é o exemplo mais recente de melhoria da qualidade de serviço para os clientes, com impacto decisivo na vida de milhões de pessoas.

Podemos avançar com propostas que visem a aquisição de títulos através de vouchers, compras online sem recurso a carregamento físico de cartões e validação em papel, entre outras.

Queremos chegar a um público mais jovem e também permitir que os turistas possam adquirir o seu título quando planeiam a sua viagem.

Soluções de Mobilidade para Smart Cities

Consultoria

A Axians pensa o modelo de negócio de cada cidade, de forma personalizada. Faz um levantamento dos requisitos, da situação atual e das perspectivas futuras em termos de mobilidade. 

Os projetos que desenvolvemos são flexíveis e adaptam-se às ideias e ao contexto dos seus clientes, sendo sempre ajustados às suas necessidades reais. 

Sistemas de Bilhética

Desenvolvemos e implementamos o sistema central que recolhe as informações de mobilidade. Estes softwares permitem registar e centralizar todo o leque de transações efetuadas pelos utilizadores dos transportes. 

Bilhética e Controlos de Acesso

Disponibilizamos inúmeros equipamentos, tais como máquinas de venda de bilhetes, validadores, concentradores de informação, gates de acesso, entre outros dispositivos. 

Serviços de Integração

Realizamos inúmeros serviços de integração. Garantimos a convergência entre os equipamentos físicos e a parte digital – para que comuniquem eficazmente entre si e garantam a fiabilidade e posterior tratamento dos dados. 

Centros de Comando

A Axians disponibiliza centros de comando que concentram todos os dados e oferecem cenários do que se está a passar na rede. 

Os clientes passam a ter acesso a informações sobre o tipo de transporte ou outra atividade relacionada com a mobilidade dos seus cidadãos. 

Em cima destes dados, temos modelos de data analytics e processos de machine learning. 

Machine Learning e Data Analytics

A análise transacional e preditiva permite interpretar e prever o que está (e vai) acontecer. Os clientes Axians têm, assim, a oportunidade única para trabalhar a informação e otimizar os seus processos. 

Full Outsourcing Services

A Axians acompanha e faz a manutenção evolutiva e coletiva à componente de sistemas e aos equipamentos. 

O cliente tem a garantia que qualquer problema que surja, será resolvido de forma célere e efetiva. 

Técnicos operacionais deslocam-se ao terreno sempre que uma máquina avaria, substituem os componentes ou fazem a recolha para posterior reparação dos equipamentos.

Pedir mais informações