Importância da Convergência IT/OT para o Sector da Energia e Utilities

A digitalização no setor da energia e utilities tem permitido às empresas resolver problemas imediatos e prementes, tais como a descarbonização, a descentralização de parte de produção e transporte de energia, bem como a oferta de novos e inovadores serviços ao utilizador final.

Todas estas mudanças baseiam-se em tecnologia e existe uma clara pressão para a modernização dos sistemas tecnológicos no setor.

Neste ponto, a ligação entre o mundo IT (Information Technology) e o mundo OT (Operational Technology) é essencial ao sucesso das organizações.

Deve ser adotada uma abordagem que se baseie na criação de um ambiente inteligente, que permita aos dois mundos (OT e IT) comunicarem entre si, e de forma segura, garantindo o fluxo ininterrupto de dados.

Todavia, o cenário atual envolve desafios de integração.

A OT é uma parte essencial de processos físicos e tendencialmente complexos. Refere-se à tecnologia que monitoriza e controla os dispositivos e os processos em fluxos de trabalho industriais.

No entanto, a maioria não está integrada numa rede, para além de existirem diversos protocolos – dada a amplitude da OT no setor energético e das utilities.

Com a Axians, a convergência entre sistemas permite diminuir as dificuldades de comunicação, silos e pontos cegos na rede.

Ambas as tecnologias passam a trabalhar em conjunto, por forma a monitorizar e a controlar processos de negócio que ocorrem fora dos fluxos de trabalho normais dos sistemas de informação.

Significa que tanto a componente OT como IT, passam a ser controlados de uma forma convergente, através de sistemas inteligentes que oferecem análises em tempo real e interactivas.

Esta convergência permite que as indústrias do setor energético e das utilities obtenham:

  • Redes mais inteligentes;
  • Otimização do sistema;
  • Força de trabalho mais eficaz;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Stakeholders mais informados.

No fundo, ajuda na criação de um novo modelo de negócio.

Estes processos de convergência têm um papel central na criação de valor por parte das indústrias que operam no setor elétrico e das utilities – sobretudo, dada a competitividade do mercado.

Image

A convergência entre sistemas de IT e OT introduz inovação, eficiência organizacional, permite reduzir custos e melhorar a satisfação dos seus utilizadores finais.

A Axians tem as competências e as valências necessárias para a integração entre as duas componentes.

Peça mais informações

Vantagens para o Setor da Energia e Utilities

Expertise de telecomunicações transportada para o setor

A rede no setor da Energia e Utilities tem uma dimensão e um tipo de tecnologia em tudo idêntica à tecnologia das operadoras. A Axians tem uma vasta expertise na área e anos de experiência no domínio das telecomunicações.

O saber e experiência adquiridos permitem-nos oferecer elevados níveis de garantia e confiança às empresas. É uma das componentes que nos diferencia de outros “integradores” em Portugal.

Forte ligação entre o mundo de IT e OT

A Axians detém uma linguagem de operações única.

Os seus profissionais conhecem o conjunto de protocolos específicos da área – e que os clientes precisam – porque é o tipo de tecnologia que está no fim da rede. Por outro lado, temos mais-valias e valências fortes na componente de IT.

Significa que a sua organização obtém os recursos necessários para uma implementação e convergência OT/IT junto de um parceiro altamente qualificado.

Walk the talk – Diferenciadores em implementação

A Axians executa, demonstra e partilha os seus resultados, numa relação de transparência e proximidade com os seus clientes. Se for necessário, vamos com as empresas a clientes onde realizámos as implementações.

Para ter uma ideia do nosso historial, as migrações de rede que houve em Portugal – das redes legacy para redes IP -, foram realizadas pelos nossos especialistas.

Ao trabalhar com a Axians, não existem promessas vagas. O que é prometido, é cumprido.

Quer conhecer as Soluções para Energy & Utilities?