Image

Twin Transition Lab

Acelere o processo de inovação, aceda aos fundos disponíveis e faça crescer a sua empresa! A Axians criou um serviço end-to-end que compreende todo o ciclo da dupla transição – Digital e Energética – incluindo a pesquisa das melhores oportunidades de financiamento. Navegue no processo de transição digital e energética com um roadmap detalhado, e apoio estratégico e operacional de um equipa multidisciplinar competente.

Agendar reunião

Plano de Transição Digital e Energética que responde aos desafios que tem pela frente.

O processo de inovação é contínuo. O que fez ontem – e teve sucesso – não é suficiente para o mercado de amanhã.

A inovação é, por isso, uma prioridade e uma preocupação constante na mente dos líderes. Há uma necessidade de inovar e não se deixar ultrapassar pela concorrência, mas também de superação interna.

É através de ideias disruptivas que os processos são transformados e otimizados, e que surgem novas soluções tecnológicas.

O serviço da Axians responde às necessidades atuais do mercado e das empresas.

O nosso plano de ação, com etapas bem definidas, cobre a totalidade do processo da dupla transição – Digital e Energética, num modelo contínuo e personalizado a cada empresa.

Há ainda um outro aspeto importante. Quando o caminho da inovação e da dupla transição é feito com um único parceiro, otimiza-se o investimento e reduz-se o time-to-market das soluções porque há um perfeito alinhamento entre o que foi idealizado e o que a tecnologia permite.

Escolha inovar com um parceiro experiente e uma solução completa. Descubra o Twin Transition Lab em detalhe.

O Twin Transition Lab é um serviço end-to-end, presente em todas as etapas do ciclo de vida da evolução digital e de transição energética. 

Foi desenhado de forma estratégica pela a equipa da Axians e tem uma componente particularmente inovadora. O serviço abrange toda a fase de conceptualização das ideias e ligação das mesmas ao negócio e à estratégia. Inclui também a fase operacional onde são definidas as peças tecnológicas necessárias à inovação e que resolvem o problema da transição.

Para além da ideia e execução, introduz um elemento essencial ao go-to-market dos projetos: a procura das oportunidades de financiamento.

Mas para navegar neste mar de oportunidades precisa de um roteiro. Com a Axians encontra o parceiro para identificar os fundos mais adequados, obtendo o capital necessário.

As etapas que definimos no Twin Transition Lab são:

 

1. Foresight

Quais as principais alterações que vão ocorrer no mercado ? Qual é a evolução do mercado? Que novas oportunidades de negócio vão surgir?  Quais os impactos do Plano de Recuperação e Resiliência? Quais os impactos da futura Lei do Clima?

Esta primeira fase de prospeção envolve a identificação das forças emergentes –  Tecnológicas e Digitais, Políticas, Ambientais, Energéticas e Societais – que vão ter impacto na sua empresa. Permite antecipar oportunidades de negócio e beneficiar das principais tecnologias antes da concorrência.

A Axians estuda o mercado e identifica antecipadamente oportunidades e ameaças à posição competitiva da sua empresa.

2. Understand

Qual a maturidade Digital e Energética da minha empresa?

A Axians ajuda no processo de aferição do nível de sofisticação digital e energética. Analisa de forma compreensiva as várias dimensões que fazem parte do organismo vivo que é a sua empresa: tecnologia, processos e organização, cultura digital e estratégia de digitalização.

Trabalhamos em conjunto com as suas equipas para potencializar as forças e minimizar as fraquezas digitais do negócio.

3. Define

Qual é a melhor estratégia para a transição Digital e Energética? Qual o caminho a seguir? Quanto tempo vai demorar?

Nesta fase, definimos a visão da empresa a longo prazo – aonde queremos chegar e quando? Para tal, a Axians implementa princípios de design thinking, user experience e ferramentas de co-criação.

É nesta etapa que é definido o plano de transição Digital e Energética. Enquanto cliente Axians terá um roadmap detalhado, um caminho claro para ganhar vantagem na competitiva no digital de modo sustentado.

4. Funding Strategy

Quais são as oportunidades de financiamento disponíveis? Qual é a melhor combinação de fundos para alavancar a minha estratégia de transição?

Durante esta fase, a Axians começa por identificar os fundos e as oportunidades de financiamento que melhor se adequam aos objetivos de negócio.

De seguida, a Axians prepara a candidatura e toda a documentação necessária. Enquanto cliente Axians terá ainda suporte durante a apresentação da proposta, na fase de negociação, no apoio à execução do projeto e na elaboração de relatórios.

5. Design

Que produtos, serviços e soluções estão disponíveis no mercado? Quais são as necessidades de desenvolvimento? Qual o melhor plano para operacionalizar a estratégia de transição?

Após a conceptualização e pesquisa de financiamento, o design dá início às operações. Esta fase envolve a definição (low-level) dos requisitos, planeamento do projeto e preparação do plano de gestão de riscos.

É uma etapa exigente e que envolve um elevado grau de conhecimento, o que não é problema para a Axians. Esta é a nossa área de especialização. O design do plano de ação está no nosso ADN e as nossas equipas têm experiência em projetos semelhantes.

6. Implementation

Fase de implementação da solução de acordo com o plano. A execução é feita de forma a responder aos requisitos mais exigentes, cumprindo de forma rigorosa os deadlines e o orçamento disponível.

Esta etapa inclui ainda a listagem das parcerias-chave e os projetos mais relevantes.

Como somos uma empresa internacional, conhecemos os mercados e as tendências. Enquanto cliente tem uma vantagem competitiva ao estabelecer parcerias de valor – que de outra forma estariam inacessíveis.

Ver casos de sucesso >

7. Manage

Quais os serviços que posso esperar durante e após a transição?

A fase de gestão surge após a implementação do projeto. O objetivo é garantir os elevados níveis de desempenho, tal como definido à priori.

A constante atualização e digitalização dos processos na empresa é essencial à competitividade do negócio e deve ser feita de forma estruturada. Porque a inovação é um projeto contínuo, tal como o seu negócio.

Image

Saiba mais sobre a nossa oferta de Twin Transition Lab

Agendar reunião

Perguntas Frequentes

1. Quais são as tipologias de projetos disponíveis para me candidatar?

Existem várias tipologias, embora o mais importante seja selecionar a tipologia com base nos objetivos do financiamento: apoiar a transição digital ou climática, desenvolver novos produtos e/ou serviços, entrar em novos mercados, fazer crescer o negócio, capacitar os recursos humanos, entre outros.

 

Os projetos variam em termos de taxas de cofinanciamento, composição do consórcio, duração, entidade elegíveis, beneficiárias, objetivos, etc.

2. Os projetos implicam a realização de atividades de investigação, ou de inovação e desenvolvimento?

Não necessariamente. A natureza das atividades depende da tipologia de projeto. É utilizada a escala de TRL (Technology Readiness Level) para definir a natureza das tarefas a realizar.

 

Projetos que impliquem TRL mais baixos (até 4) implicam elevado trabalho de investigação; projetos de TRL entre 4 e 6 requerem maior preponderância de inovação e desenvolvimento; enquanto projetos de TRL elevado (acima de 7) estão vocacionados para produtização e introdução no mercado (market roll-out).

 

Existem ainda projetos dedicados à melhoria (upgrade) tecnológica das empresas que não requerem qualquer esforço de investigação, ou de inovação e desenvolvimento.

3. Porque devo começar a trabalhar agora no desenho dos projetos/candidaturas quando ainda não há Avisos?

Os Avisos de Abertura de Concursos têm geralmente uma duração muito limitada. Frequentemente, os Avisos estão abertos (i.e., tempo que medeia a publicação oficial e o prazo limite de submissão) apenas por algumas semanas.

 

Como os cadernos de encargos apresentam elevada complexidade administrativa e técnica, e os concursos são competitivos, a preparação de uma candidatura vencedora implica um longo período de análise técnica e de negociação entre os beneficiários, que nem sempre é compatível com o período de abertura. Por outro lado, uma candidatura preparada com antecedência traduz-se, potencialmente, numa candidatura de maior qualidade e como consequência, com maiores possibilidades de aprovação.

4. Como poderei saber se sou elegível e a que linhas de financiamento me poderei candidatar?

O Aviso de Abertura de Concurso indica as entidades beneficiárias, pelo que é sempre necessário confirmar a elegibilidade antes da submissão de uma candidatura.

5. A Axians é uma tecnológica, como é que o Twin Transition Lab endereça a dupla transição digital e energética?

Embora seja uma organização com especialização digital, a Axians é parte integrante do Grupo VINCI Energies que conta com uma forte experiência e presença em Portugal, com cerca de 2000 profissionais cuja atividade foca-se na transição energética e digital.

 

O Twin Transition Lab reflete na sua proposta de valor a sinergia de grupo que nos permite endereçar de forma completa a dupla transição.

6. A minha empresa não tem experiência na preparação e submissão de candidaturas. Por onde devemos começar?

No Twin Transition Lab temos os recursos necessários para acompanhar e aconselhar qualquer organização, independentemente do seu nível de conhecimento ou experiência nestes processos. Basta contactar-nos.

7. Já tenho uma ideia de projeto, mas desconheço as oportunidades de financiamento, nem sei como me candidatar. De que forma a Axians nos pode ajudar?

A metodologia do Twin Transition Lab é totalmente flexível e ajustável a cada caso. Se já tiver uma ideia de projeto, o nosso apoio inicia-se com a qualificação e, eventual, refinamento da mesma. Depois avançamos para a identificação das linhas de financiamento mais adequadas (ver pergunta #2).

8. Qual é a vossa taxa de sucesso de candidaturas?

No Twin Transition Lab contamos com o apoio de uma consultora especializada na submissão de candidaturas a financiamento. A taxa de sucesso depende da linha de financiamento, mas é sempre superior a 80% nos projetos e programas nacionais.

9. Qual a duração típica de um processo de candidatura?

O ciclo de preparação de uma candidatura exige algum tempo de preparação. A nossa experiência estima e recomenda entre 4 a 6 meses de antecedência para uma candidatura com elevado potencial de sucesso. 

 

Tipicamente, o Aviso de Abertura é anunciado com 6 a 10 semanas de prazo de submissão. Segue-se um período de avaliação que ronda os 4 a 6 meses (podendo ser superior), e mais 2 a 4 semanas para formalização e finalização administrativa após anúncio. 

 

Assim, um processo formal tem a duração aproximada de 8 meses, sendo recomendado começar os trabalhos com 12 meses. 

10. Ao trabalhar com o Twin Transition Lab quais são as linhas de financiamento a que terei acesso?

O Plano de Recuperação e Resiliência ou o PT2020, representam uma pequena parte dos fundos disponíveis a nível Europeu. O esquema abaixo descreve as principais linhas e fontes de financiamento, nomeadamente, o Horizonte Europa, Digital Europe Programme ou o Connecting Europe Facility.

 

O Twin Transition Lab procura as melhores oportunidades em função do seu caso em concreto. 

11. Já existem no mercado diversas empresas especializadas no tratamento dos fundos Europeus. De que forma a Axians se diferencia?

A Axians é uma empresa especializada em projetos tecnológicos e de transformação digital. Nós incorporamos essa experiência e expertise nas fases iniciais de ideação e desenvolvimento de projetos. As propostas resultantes possuem elevados índices de inovação e são especialmente desenvolvidas atendendo às necessidades e aos requisitos identificados.

 

A Axians e o grupo VINCI Energies, através do Inifinity Lab, promovem o ciclo completo como o grande fator que nos distingue no mercado, pois endereçamos de forma direta e global a capacidade de gerar as ideias, o conhecimento tecnológico (digital e energético), a capacidade de encontrar os recursos financeiros e a engenharia de execução. 

12. Tenho um parceiro habitual que me apoia na preparação de candidaturas. A Axians está disponível para trabalhar com esse parceiro?

A Axians encontra-se disponível para colaborar com as entidades que contribuam para a geração de candidaturas vencedoras.

13. Tenho interesse em saber mais. Por onde devo começar?

O mais simples é contactar qualquer elemento da nossa equipa e agendar uma reunião. Poderá selecionar por área temática.

Que saber mais sobre a nossa Oferta de Twin Transition Lab?