Image

Hybrid & Multicloud Platforms

No ecossistema Cloud não há uma solução one size fits all. Cada empresa tem um nível de maturidade digital específico e requisitos de negócio próprios.  A oferta Axians surge para simplificar todo o processo de avaliação, escolha e adoção. Saberá, com precisão e clareza, qual a estratégia Cloud mais favorável à sua organização. Agora que vai entrar na nuvem, comece da forma certa e evite problemas no futuro. Beneficie de uma equipa experiente e que acompanha a sua empresa em toda a jornada para a adoção da nuvem.

Saber mais

A melhor Estratégia Cloud para o seu negócio

Qual o ecossistema cloud mais indicado para o seu negócio?

Uma nuvem pública ou privada? Alojada numa infraestrutura IT montada dentro da sua empresa ou alojada noutro lado?

A explosão de soluções tecnológicas e digitais veio dificultar o processo de avaliação e escolha. Cada tipo de modelo cloud tem as suas particularidades e oferece diferentes resultados.

Corre-se o risco de, por exemplo, contratar soluções individuais que depois não comunicam entre si e não satisfazem as necessidades da empresa.

Apesar da panóplia de opções e fornecedores, é importante entender as diferenças. Porque a escolha vai ter impacto na sua organização.

Conscientes do leque de alternativas, é aqui que posicionamos a oferta da Axians. Oferece valor aos empresários e gestores, ajudando as suas organizações a resolver todos os desafios na adoção da estratégia cloud.

Escolha um parceiro com experiência e que ofereça apoio em toda a jornada na adoção da Cloud

Iniciar o processo com uma metodologia testada, cumprindo as boas práticas, acelera o processo de adoção da nuvem e evita problemas no médio e longo prazo (potencialmente dispendiosos).

A Axians leva a experiência e o know-how que tem do mercado para ajudar os seus clientes no processo de escolha e avaliação do modelo Cloud mais adequado às necessidades e objetivos do negócio.

O elevado nível de competências das suas equipas permite à Axians ir mais longe, estando presente em todo o ciclo de vida do serviço.

As tecnologias devem ser catalisadoras dos negócios. O IT deve servir a sua organização e ajudar a alcançar as metas estabelecidas (e não o oposto).

Por isso, a atuação das equipas, em matéria de cloud, norteia-se segundo dois princípios:

  • Simplificar o processo de avaliação e adoção das tecnologias;
  • Capacitar as organizações de um conjunto alargado e completo de soluções de vanguarda.

Ao contrário de outras ofertas existentes no mercado, a Axians tem os recursos e os parceiros para todas as configurações cloud:

  • Private Cloud;
  • Hosted Cloud (Axians Cloud);
  • Public Cloud
  • Hybrid Cloud;
  • Multicloud.

Para além de uma oferta completa, em todos os seus projetos, a Axians procura hibridizar, ou seja, criar pontes e plataformas homogéneas. 

Esta visão diferenciadora permite integrar e observar as componentes do modelo cloud numa única interface. Garante ainda que as plataformas comunicam entre si. Sem ruído ou obstruções.

Ter uma cloud é possuir um catálogo de serviços que é disponibilizado a várias pessoas e departamentos na organização. As equipas têm acesso a recursos de forma automática e que se encaixam no modelo pay as a service

Por exemplo, se o departamento de marketing precisar de recursos informáticos, rapidamente vai a um portal, faz o pedido e recebe a aprovação. No final, a empresa paga apenas o que consumiu.

Seja qual for o modelo cloud que escolha, a computação em nuvem vai trazer-lhe uma grande vantagem competitiva.

Modelos e Estratégias Cloud para as diferentes necessidades e requisitos dos negócios

1. Private Cloud: recursos de IT com propriedade

Neste modelo, os serviços e ambientes cloud são colocados no próprio data center da empresa. Os departamentos da organização conseguem aceder ao sistema, para além de oferecer visibilidade e permitir alocar custos à plataforma e respetivos utilizadores.

A estratégia de Private Cloud implica, no entanto, a aquisição de infraestruturas e é necessário implementar um software específico on-premise.

Dois modelos de serviços cloud podem ser entregues numa cloud privada:

  • Infraestrutura como um serviço (IaaS): permite à empresa consumir os recursos de infraestrutura, tais como computação, rede e armazenamento, sempre como um serviço.
  • Plataforma como um serviço (PaaS): possibilita à organização entregar todo o género de aplicações (das mais simples às mais sofisticadas), através do recurso a software e hardware disponível na internet.

A cloud privada pode também ser combinada com as clouds públicas, resultando na Hybrid Cloud – uma das tendências atuais e uma forte aposta da Axians.

 

2. Hosted Cloud (Axians Cloud): recursos de IT sem propriedade

Com a Hosted Cloud, não há necessidade de adquirir toda a infraestrutura de IT.

Os clientes não detêm a propriedade da Cloud, mas também não são obrigados a alojar os seus sistemas nas nuvens públicas.

Neste modelo, simplesmente utilizam os recursos da Axians, ou seja, a sua cloud própria, garantindo que os dados e sistemas da organização estão alojados numa cloud em território nacional (e sob a alçada de uma grande empresa, reconhecida no mercado).

3. Public Cloud

Tipicamente, quem opta pelas clouds públicas são empresas que têm os seus sistemas in-house, mas querem beneficiar das vantagens da inovação Cloud.

Esta estratégia implica a utilização de fornecedores de Clouds Públicas, sendo os principais a Microsoft, Amazon e Google.

Como se trata de um projeto importante, a Axians desenhou e testou uma metodologia que simplifica e apoia as empresas na correta adoção e gestão da cloud. 

O cliente não tem que se preocupar com a criação de máquinas virtuais ou outros recursos. Concentra-se, em exclusivo, no desenvolvimento e expansão do seu negócio.

 

4. Hybrid Cloud: uso combinado de Cloud Pública e Privada

Neste modelo, os clientes têm sistemas on-premise, mas querem beneficiar, em simultâneo, das vantagens do ecossistema Cloud.

A combinação das duas estratégias (privada e pública) deve respeitar o princípio da homogeneidade. A integração deve garantir que existe uma comunicação robusta, resiliente e adaptada ao tráfego inter e intra sistemas.

 

5. Multicloud

A estratégia multicloud elimina a dependência de um único fornecedor. Junto com a cloud híbrida, este modelo é uma das tendência modernas e heterogéneas.

Neste modelo, o cliente tem várias plataformas de cloud públicas ou híbridas, mas de fornecedores distintos.

Mesmo que a empresa tenha recursos on-premise ou trabalhe com outros fornecedores, na estratégia multicloud, o principal é que tenha os seus recursos com mais de um provedor de Cloud Pública.

 

Casos de Sucesso

Quer saber mais sobre o nosso serviço de Hybrid and Multicloud Plataforms?