Business Analytics

Transforme os dados da sua empresa em informação de valor que lhe permita analisar o passado, intervir no presente e antecipar o futuro.
A Axians oferece uma solução de Business Analytics que ajuda as empresas a adotarem medidas fundamentadas e que respondem aos desafios do dia a dia.

PEDIR INFORMAÇÕES

Em que consiste a solução de Business Analytics?

Consiste na recolha e tratamento de grandes quantidades de informação, através de modelos de análise estatística e aprendizagem automática para suportar decisões de negócio.

Tem como objetivo obter conhecimento e ideias concretas que ajudem as empresas e os decisores a tomar medidas que respondam aos problemas e desafios reais do dia a dia.

A nossa framework permite desenvolver um processo de decisão de negócio focado em estratégias e ferramentas utilizadas para recolher dados e dar informação sobre acontecimentos passados e do presente.
Numa segunda fase o foco é colocado no futuro através de padrões reconhecidos e novos modelos desenvolvidos.

Desta forma, é possível prever os acontecimentos futuros e recomendar ações que maximizem os resultados e ajudem os decisores no processo de tomada de decisão.

Na Axians, focamo-nos nos problemas e desafios do negócio e nas pessoas que por eles são impactadas. Temos uma cultura de Design em tudo o que fazemos.
Procuramos que um projeto bem-sucedido nesta área envolva uma equipa multidisciplinar, integrada por elementos da nossa equipa, do cliente e de todos os stakeholders relevantes.

Porquê a Axians?

Tendo sempre o cliente em primeiro plano, oferecemos uma oferta holística, one-to-one, que vai desde o desenho da estratégia futura dos dados, passando pela sua implementação, até à gestão e acompanhamento.

Fazemos uso de uma abordagem híbrida que combina a criatividade de técnicas de UX Design com expertise científico e tecnológico, para compreender os desafios do negócio.
Para responder à complexidade que este tipo de soluções requer, contamos com uma equipa multidisciplinar e especializada em cada etapa do ciclo de vida dos projetos. As nossas equipas estão organizadas em 3 (três) áreas de conhecimento: Data Platforms, Data Science e Experience Design.

Com a Axians ganhe acesso a um centro de competências multidisciplinar, regulado com base em: confiança, transparência, envolvimento, sofisticação, conhecimento e resultado.

 

Quer saber mais sobre esta solução?

Quais os subserviços integrados nesta oferta?

Se procura uma solução em Business Analytics, tem que ter em atenção quais os subserviços que a mesma oferece.
Com a complexidade envolvida durante todo processo, é necessário muito mais do que a “simples” recolha, análise e tratamento de dados, para que os resultados finais sejam satisfatórios.

Desta forma, são necessárias capacidades multidisciplinares e conhecimento especializado, focado no cliente e que consiga, ao mesmo tempo, responder às exigências técnicas dentro de um projeto de Business Analytics. Sem nunca perder de vista o objetivo principal de todo o projeto – gerar soluções e resultados que vão ser interpretados e utilizados por seres humanos e não por máquinas.

Tendo sempre presente o cliente final, a nossa oferta de Business Analytics integra 3 áreas de conhecimento que ajudam a desenvolver soluções aplicadas a funções críticas de negócio dos nossos clientes.

O ciclo analítico dos dados numa organização faz-se com a identificação do benefício que se pretende alcançar, aplicado à função critica de negócio e às capacidades técnicas envolvidas para desenvolver a solução. As necessidades podem evoluir ao longo do ciclo analítico dos dados, sendo essencial ter como base uma framework de construção da melhor abordagem para cada circunstância. É Axians desenvolve os seus processos de trabalho agrupados em 3 áreas de conhecimento.

Data Platforms
Os nossos Arquitetos de Dados têm a capacidade de identificar, explorar e tirar partido das melhores soluções do mercado aplicáveis a cada circunstância. Conseguimos arquitetar as melhores soluções aplicadas a cada entendimento dos dados atuais e prepará-los para o futuro. Permitimos também que o cliente consiga facilmente visualizar os dados mais relevantes e faça uma gestão mais fácil dos mesmos, entre os quais:

  • Presentation of reports and analytical work in a Storytelling structure;
  • Design & Deploy Data Models;
  • Data visualization using Power BI;
  • Design & Deploy SAS Viya Architecture;
  • Design & Deploy Azure Architecture;
  • Dataops & MLops (Develop & Operate).

Data Science
A precisão dos resultados finais está diretamente ligada à qualidade com que os dados são tratados (desde o momento da recolha até ao seu tratamento e transformação). Através deste conhecimento especializado é possível modelar os dados recolhidos para obter os resultados desejados e a resolução de problemas reais, nomeadamente:

  • Aplicação de métodos estatísticos a conjuntos de dados (Utilização de R e Python para explorar e transformar dados)
  • Aplicação de técnicas de machine learning a conjuntos de dados (Utilização de R e Python para explorar e transformar dados)
  • Aplicação de algoritmos de visão por computador
  • Aplicação de técnicas de Deep learning aplicada a imagens ou vídeo permitindo o reconhecimento de objetos, texto ou atividades

Experience Design
Experience Design permite que, apesar da tecnologia complexa e da grande quantidade de dados durante o processo de uma solução em Business Analytics, o foco final seja sempre o cliente. Começamos por compreender o negócio, e baseamo-nos no Valor da Experiência para desenhar e implementar as soluções que vão ao encontro das necessidades reais dos clientes. Através de metodologias ágeis e colaborativas garantimos que as metas atingidas são consistentes com o propósito inicial dos nossos clientes.

  • Service Design;
  • UX e CX Design;
  • Design Thinking Facilitation;
  • Visual Mapping - Desenvolvimento de estratégias de comunicação persuasiva e impactante.

Tipos de Análises e Metodologias de Business Analytics

1. Análises Descritivas – O que aconteceu?

As análises descritivas agregam e interpretam dados com vista a obter informações sobre determinados eventos e a recolher informações sobre acontecimentos passados.

2. Análises de Diagnóstico – Por que aconteceu?

Caracterizada por técnicas como a pesquisa detalhada, a descoberta de dados e a mineração de dados e correlações, a análise de diagnóstico é uma forma de análise avançada que examina os dados e procura explicar o que aconteceu no passado.

3. Análises Preditivas – O que poderá acontecer?

Com as análises preditivas são utilizados modelos estatísticos e técnicas de previsão para obter um entendimento e conseguir prever possíveis acontecimentos futuros.

4. Análises Prescritivas – O que devemos fazer?
São as análises prescritivas que vão dar medidas concretas sobre tomadas de ação dentro da empresa.
Através de algoritmos de otimização e simulação, este tipo de análises aconselha sobre os possíveis resultados e orienta no processo de tomada de decisão.

O que pode esperar desta solução?

Com a nossa solução em Business Analytics e, através das diferentes metodologias que esta solução oferece, colocamos a inteligência dos dados ao serviço dos nossos clientes.

Acelera o processo de tomada de decisão estratégica e assiste a um novo nível de eficiência e eficácia na sua empresa.

Proporcionamos aos nossos clientes uma framework desenvolvida e testada, que garante o contínuo alinhamento entre o seu negócio e as tecnologias de informação, enquanto ajudamos na sua jornada de transformação tecnológica.

Queremos garantir que o tratamento dos dados se traduz na melhor solução para os nossos clientes. 

 

Quer saber mais sobre esta solução?

PEDIR INFORMAÇÕES

Conteúdos sobre Business Analytics

O poder do Storytelling em Experience Design
O poder do Storytelling em Experience Design

Todos nós temos boas memórias das histórias de infância que os nossos pais e avós nos contavam.

Como o Data Analytics pode apoiar no estudo da COVID-19
Como o Data Analytics pode apoiar no estudo da COVID-19

DISCLAIMER: Este é um estudo que não teve em conta a metodologia de ensaios clínicos.

Caso de Sucesso: Diminuir Defeitos de Produção com Business Analytics
Caso de Sucesso: Diminuir Defeitos de Produção com Business Analytics

Através deste caso pretendemos mostrar como a Análise de Dados pode contribuir para o sucesso de uma empresa, melhorando a sua eficiência e resultados.

Como melhorar a eficiência de um negócio com Business Analytics
Como melhorar a eficiência de um negócio com Business Analytics

A metodologia de Business Analytics pode impulsionar qualquer negócio na direção daquela que é sempre a principal meta: otimizar resultados.

Machine Learning, Deep Learning e Transfer Learning VS. COVID-19
Machine Learning, Deep Learning e Transfer Learning VS. COVID-19

Neste momento a maioria das pessoas no mundo tem uma preocupação na cabeça, a COVID-19.

Saber Adaptar Decisões num mundo cada vez mais turbulento
Saber Adaptar Decisões num mundo cada vez mais turbulento

A capacidade humana de observação para tomada de decisão é bastante limitada para conseguir, sozinha, resolver as questões num mundo tão complexo e incerto como aquele em que vivemos hoje.

Como a Data Science transformou o Basquetebol
Como a Data Science transformou o Basquetebol

Nos últimos anos gerou-se uma revolução digital que tem por base o crescimento exponencial do volume de dados que, todos os dias, é gerado e captado em tudo aquilo que nos rodeia.

Mais vale antecipar do que adivinhar
Mais vale antecipar do que adivinhar

Vivemos atualmente um período de intenso progresso tecnológico, que a história designou como a quarta revolução industrial.

Case Study: Universidade Nova SBE – Novo campus
Case Study: Universidade Nova SBE – Novo campus

A parceria com a Nova SBE pretende dar suporte à visão inovadora implementada no novo Campus da universidade, de forma a melhorar a experiência dos estudantes e docentes.

 

 

 

Was this article useful?