DIRP Intelligent Tool

A Axians tem um percurso diferenciador em termos de testes no mercado e estrategicamente pretende investigar, conceber e implementar uma solução inovadora à escala mundial de automatização inteligente no desenho de casos de teste, recorrendo a métodos preditivos, inteligência artificial machine learning. A solução deve respeitar as melhores práticas e as técnicas mais inovadoras no que diz respeito à usabilidade e acessibilidade, uma vez que se pretende que a experiência de utilização da solução contribua para a sua disseminação e para otimizar o esforço despendido atualmente nas fases de desenho de casos de teste.

Esta solução deve permitir criar as “peças” que farão parte do fluxo end-to-end do caso de teste, permitir desenhar o fluxo do caso de teste com base nas peças criadas atomicamente e sugerir ao utilizador a utilização das peças mais adequadas, tendo em consideração o contexto do fluxo do caso de teste.

O sistema de recomendação de steps recorrerá a técnicas de Artificial Intelligence e Machine Learning, utilizando modelos preditivos que aprendem os padrões das sequências de steps. A utilização destes mecanismos dotará o sistema de funcionalidades que alertam e aconselham steps de teste que podem ser reutilizados. Para tornar a ferramenta mais completa e eficaz será necessário segmentar os casos de teste e os steps de forma a tornar as sugestões mais adequadas ao contexto em que se inserem. Esta abordagem torna então o DIRP Intelligent Tool numa ferramenta inteligente, disruptiva e inovadora, o que faz com que este projeto necessite de uma componente de investigação forte para garantir que atinge dos seus objetivos.

Finalmente, será investigada a melhor forma de criar uma camada agnóstica que permita a interação com qualquer tipo de solução de gestão de testes e de defects existentes no mercado como por exemplo: Testlink, Quality Center e Visual Studio que gerem o ciclo de vida dos testes, por forma a conseguirmos oferecer uma solução global aos nossos clientes (gestão do ciclo de vida dos testes com automatização inteligente no desenho dos mesmos).

 

Ver ficha de projeto