—–BEGIN PGP SIGNED MESSAGE—–

Hash: SHA256

1. Informação acerca deste documento

Este documento descreve o serviço de coordenação da resposta a incidentes de cibersegurança da Axians Portugal de acordo com o RFC 2350.

1.1. Data da última atualização

Versão 1.1 publicada em 2019/12/13.

1.2. Acesso a este documento

A versão atualizada deste documento está disponível em https://www.axians.pt/pt/csirt/.

1.3. Autenticidade deste documento

Este documento está assinado com a chave PGP do CSIRT-AXIANSPT.

2. Informação de contacto

2.1. Nome da equipa

CSIRT AXIANS PT.

2.2. Endereço postal

AXIANS Portugal

Rua D. Nuno Alvares Pereira, Nº4

Parque Oriente, Bloco 6

2699-501 Lisboa

Portugal

2.3. Zona horária

Portugal/WEST (GMT+0, GMT+1 em horário de verão)

2.4. Telefone

+351 214258110

2.5. Endereços de correio eletrónico

Correio eletrónico para notificação de incidentes de cibersegurança:

csirt.axianspt@axians.com

2.6. Chaves públicas e informação de cifra

PGP Fingerprint: 2D148C3AD0A1ADA2A0EC323C1AAF7647AAF7D47A

Chave PGP:

—–BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK—–

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—–END PGP PUBLIC KEY BLOCK—–

2.7. Membros da equipa

Confidencial.

2.8. Meios de contacto para utilizadores

O CSIRT AXIANS PT dispõe dos seguintes meios de contacto elencados nas secções 2.2, 2.4 e 2.5.

3. Guião

3.1. Missão

O CSIRT Axians PT tem como missão assegurar um serviço de resposta a incidentes de segurança de informação quer na sua infraestrutura como na dos seus clientes a quem presta serviço de gestão de eventos de segurança. Sempre com o objetivo de contribuir para a segurança do ciberespaço proativamente minimizando riscos e vulnerabilidades, fomentando boas práticas de segurança de informação nos seus clientes.

3.2. Comunidade servida

O CSIRT Axians PT coordena a resposta a incidentes de cibersegurança envolvendo a sua infraestrutura e a dos seus clientes que se encontre fisicamente localizado em território Português.

3.3. Filiação

O CSIRT Axians PT não pertence a nenhuma filiação.

3.4. Autoridade

O CSIRT Axians PT é um serviço mandatário pela Axians Portugal, respondendo apenas em território nacional.

4. Políticas

4.1. Tipos de incidente e nível de suporte

O CSIRT Axians PT responde a todos os tipos de incidente de cibersegurança, nomeadamente aqueles que resultam numa violação de segurança dos seguintes tipos:

a) Código Malicioso
b) Disponibilidade
c) Recolha de Informação
d) Tentativa de Intrusão
e) Intrusão
f) Segurança da Informação
g) Fraude
h) Conteúdo Abusivo
i) Vulnerável

O nível de suporte dado pelo CSIRT Axians PT varia consoante o tipo, gravidade e âmbito dos incidentes em curso e os recursos disponíveis para o seu tratamento. Em condições de funcionamento normais é um objetivo do CSIRT Axians PT dar uma primeira resposta no espaço de um dia útil. Para o caso de clientes este será dado conforme o acordado com os mesmos.

4.2. Cooperação, interação e política de privacidade

A política de privacidade e proteção de dados do CSIRT Axians PT prevê que informação sensível pode ser passada a terceiros, única e exclusivamente em caso de necessidade e com a autorização prévia expressa do indivíduo ou entidade a quem essa informação diga respeito.

4.3. Comunicação e autenticação

Dos meios de comunicação disponibilizados pelo CSIRT Axians PT, o telefone e o correio eletrónico não cifrado são considerados suficientes para a transmissão de informação não sensível. Para a transmissão de informação sensível é obrigatório o uso de cifra PGP.

5. Serviços

5.1. Resposta a Incidentes

O CSIRT Axians PT fornecerá assistência em todas as atividades reativas e proactivas na resposta a incidentes de segurança de informação.

5.2. Triagem de Incidentes

A triagem de um incidente é baseada nos seguintes critérios:

Avaliação do impacto, priorização e correlação com outros incidentes e tendências.

Confirmação da veracidade de um incidente e seu enquadramento.

5.3. Coordenação de Incidentes

O CSIRT AXIANS PT é responsável por identificar o incidente e por despoletar o seguinte conjunto de atividades:

Triagem de notificações de incidente e identificação da causa raiz do incidente.

Contactar as organizações envolvidas para investigar o incidente e tomar as medidas adequadas.

Produção de recomendações de mitigação e/ou de resolução do incidente.

5.4. Resolução de Incidentes

A resolução de incidentes tem como foco principal restabeler o serviço o mais rápido possível minimizando o impacto negativo no negócio. São prestados os serviços de análise, eliminação da causa raiz e a recuperação do serviço para o estado antes do incidente sempre que possível.

5.5. Atividades proativas

Promove-se a melhoria contínua na resposta a incidentes desenvolvendo um conjunto de atividades proativas: iniciativas de sensibilização, ações de formação para técnicos, divulgação de boas práticas para a gestão de incidentes de cibersegurança, consultadoria e auditoria e alertas de segurança.

6. Salvaguarda de responsabilidade

Embora todas as precauções sejam tomadas na preparação da informação divulgada quer no portal Internet, quer através das listas de distribuição, o CSIRT Axians PT não assume qualquer responsabilidade por erros ou omissões, ou por danos resultantes do uso dessa informação.

A notificação de incidentes ao CSIRT Axians PT não se substitui à comunicação à autoridade judiciária ou ao órgão de polícia criminal competente, quando esses incidentes configurem também um ilícito criminal cujo procedimento penal dependa de queixa ou de acusação particular.

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