Desafios Urgentes que o Setor da Aviação enfrenta e como endereçá-los

 

 

 

O ritmo de avanço tecnológico nos diversos aeroportos faz-se a vários tempos.

A transformação digital no ambiente de um aeroporto traz grandes promessas: maior eficiência de custos, capacidade, resiliência operacional e satisfação dos passageiros.

Apesar de a aviação ser um dos setores tecnologicamente mais avançados, atravessa um momento de mudança.

A elevada pressão regulatória exige à gestão aeroportuária o cumprimento de normas relativas à:

  • Segurança do voo;
  • Segurança e privacidade da informação;
  • Garantia de interoperabilidade entre um grande número de entidades envolvidas no sistema global.

Se os transportes e a mobilidade fazem a ponte entre os demais setores da sociedade e da indústria, as Tecnologias de Informação (TI) são a cola que une todos os componentes que operam no ecossistema dos transportes aéreos.

A integração das tecnologias usadas no espaço aeroportuário permitem um processamento contínuo, rápido e preciso dos processos, operações e pessoas.

No entanto, para alcançar uma transformação digital eficaz, as organizações ainda têm que superar uma série de desafios:

  • Necessidade crescente de inovar de forma ágil;
  • Melhoria da experiência dos passageiros e consumidores de serviços;
  • Necessidade de adoção de soluções sustentáveis e de neutralidade carbónica para cumprimento das regulamentações mais exigentes;
  • Necessidade de padrões mais elevados de eficiência nas operações, como no controlo e redução de custos.

Apesar das TI trazerem em si grandes promessas, exigem uma mudança cultural e organizacional. Só ultrapassando estas barreiras, os aeroportos vão conseguir maximizar os benefícios e aumentar as hipóteses de sucesso no digital.

 

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Transformação Digital deve ser tratada de forma holística para aumentar as hipóteses de sucesso

A Axians oferece um plano de voo rumo à transformação digital, com lugar em primeira-classe.

Isto porque conseguimos garantir uma visão de arquitetura global.

Por outro lado, as equipas multidisciplinares têm um conjunto de competências e experiências que abrangem todas as necessidades da Transformação Digital.

Este ponto é crítico.

Contratar um parceiro que não tem todas as competências para endereçar as necessidades da operação, segurança, continuidade e conformidade, pode arrastar o processo de transformação digital.

A Axians, pelo contrário, tem a expertise necessária para ajudar o setor dos transportes aéreos na ponte entre:

  • Negócio, informação e dados;
  • Aplicações e respetivas funcionalidades;
  • Plataformas tecnológicas on-premises, cloud (private, hosted, public) ou híbridas;
  • Toda a tecnologia de conectividade;
  • Gestão e operação da conectividade, das plataformas e soluções aplicacionais;
  • Segurança dos dados, continuidade dos serviços e respetiva conformidade.

O tráfego de passageiros nacionais e internacionais vai voltar a aumentar, bem como a movimentação de carga.

O aeroporto que administra está na linha da frente da transformação digital?

Caso a resposta seja negativa, pode estar em risco de perder capacidade de resposta para atender às necessidades dos passageiros, companhias aéreas e serviços concessionados.

Quer saber mais sobre o nosso Setor de Transformação Digital nos Transportes Aéreos?

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Soluções Personalizadas para o Setor dos Transportes Aéreos

Smart Airport

Um aeroporto inteligente integra vários recursos tecnológicos avançados nas áreas da comunicação, robótica e IoT.

Estes componentes devem funcionar como uma orquestra – em plena sintonia. Cada nota de um elemento contribui para servir os objetivos de negócio.

Primeiro, importa implementar soluções que conduzam a operações mais eficientes e que, como consequência, promovam a economia de custos operacionais. Por exemplo, no processamento de bagagens, passageiros e das equipas de apoio em terra.

Depois disso, revela-se fundamental envolver e atrair a atenção dos passageiros. Como? Ao oferecer informação em tempo real na aplicação mobile ou através de noticias nos canais de preferência.

A eficiência nas comunicações vai permitir potenciar o tempo dos passageiros nos edifícios terminais e reduzir o tempo nas áreas de check-in, embarque e entrega de bagagem.

Mas para isso é preciso:

  • Explorar os avanços tecnológicos nas redes;
  • Dar à gestão dos concessionários mais informação;
  • Obter e analisar dados que podem ser explorados para re-alimentar o negócio através de novos insights.

A Axians ajuda no próximo passo evolutivo da sua organização.

Ao trabalhar connosco reduz o time-to-market e inova com maior rapidez e eficiência. As equipas pluridisciplinares apoiam em todo o processo: desde a definição estratégica à fase de implementação e manutenção.

Eficiência Operacional

A eficiência operacional consegue-se com recursos de Inteligência Artificial e Data. Os conceitos de planeamento e aprendizagem automática (Machine Learning) estão ao alcance da maioria das organizações.

Mas a disponibilidade é apenas uma parte da equação.

A experiência diz-nos que o principal desafio é o processo. Todo o caminho desde a ideia à implementação.

A tecnologia está disponível, o difícil é potenciar os recursos tecnológicos que sirvam o propósito do negócio. E para isso é necessário juntar forças, produzir e recolher dados, implementar modelos de otimização e previsão.

Alguns exemplos de eficiência operacional, onde a imaginação é o limite:

  • Sequenciar aeronaves na aproximação ao espaço do terminal;
  • Melhorar circuitos e fluxos de passageiros e/ou das aeronaves;
  • Analisar o impacto e/ou a previsão dos atrasos nas operações.

Permite ainda construir modelos de cálculos de sustentabilidade da organização para cumprir compromissos e objetivos estratégicos.

Hiper-convergência

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A hiper-convergência traduz uma infraestrutura gerida centralmente por uma única peça de software. O armazenamento, rede e computação são geridos numa única aplicação.

Trata-se de uma solução escalável e que permite à organização gerir de forma simples as suas plataformas – independentemente da dimensão e complexidade das mesmas.

Mais do que rapidez e velocidade, as soluções de hiper-convergência alinham a infraestrutura tecnológica das organizações com as necessidades de negócio. São essenciais para sustentar os ciclos de inovação do negócio, de forma resiliente, apesar das constantes evoluções tecnológicas.

Entre os benefícios, as organizações ganham:

  • Flexibilidade e agilidade: como são geridas por uma única aplicação, facilita a migração de cargas de infraestrutura de uma localização para outra;
  • Escalabilidade: é fácil escalar o data center;
  • Proteção de dados: pela sua natureza e desenho, a arquitetura hiper convergente tem os elementos necessários para dar suporte à estratégia de backups e de disaster recovery;
  • Eficiência de custos: tem menos equipamento a adquirir, manter e suportar.

A hiper-convergência não só reduz a complexidade na gestão dos recursos, como também reduz os custos operacionais.

Redes de Nova Geração

Agora, é o momento ideal para planear a resposta aos desafios de conectividade. E há uma solução que se destaca.

A SDN (Software Defined Networking) é a melhor opção para gerir as necessidades crescentes de tráfego e dos atores da organização, trazendo para os aeroportos ganhos relacionados com:

  • Aprovisionamento centralizado na rede;
  • Gestão global da rede empresarial;
  • Maior granularidade da segurança;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Poupança no hardware e redução de CAPEX;
  • Abstração da cloud;
  • Entrega garantida.

Os benefícios diretos advêm da abstração da rede e da agilidade possível pela automação e gestão centralizada.

A Axians é o seu parceiro nesta jornada de modernização das redes.

 

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Digital Trust

O setor da aviação tem responsabilidades acrescidas e uma exposição ao risco superior quando comparado com outras indústrias. Isto acontece devido à natureza da atividade, a necessária interoperabilidade com outras entidades e as pressões regulatórias.

Antes de mais, importa garantir a segurança da informação e a proteção contra ameaças no espaço virtual, como é evidenciado no NPA (Notice of Proposed Amendment).

O Diploma exige que as organizações coloquem em marcha planos para garantir a segurança das informações (armazenadas, transmitidas ou processadas) e para prevenir eventos que possam ter impacto na segurança do voo.

Face a esta pressão externa, a Axians propõe uma visão integrada, contemplando na solução de Digital Trust todos os desafios, em várias etapas: Operação, Segurança, Continuidade e Compliance.

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Visão para o futuro

Os Transportes e a Mobilidade são (e continuarão a ser) os componentes de uma maior conectividade, a nível global e local.

Por um lado, há uma necessidade crescente de eficiência e sustentabilidade na interligação entre os diferentes meios de transporte.

Por outro, procura-se sempre a melhoria da experiência dos consumidores (nos serviços de transporte de carga e de passageiros).

A integração global de múltiplas plataformas de negócio e o volume incrível de informação trocada entre os diversos atores, coloca desafios sérios de conectividade, plataformas, gestão, operação, segurança e confidencialidade.

A Axians considera que uma aposta para maximizar os ganhos no futuro pode ser feita em:

  • Inteligência artificial, na modelação dos problemas e na automatização dos planeamentos das rotas e fluxos;
  • Machine Learning para análise de padrões e construção de modelos de previsão e na automatização dos processos end-to-end (DEVOPS).

A adoção da tecnologia com a migração para o digital é o caminho incontornável para uma organização mais ágil e com ciclos de inovação mais curtos.

O que ganha o setor dos Transportes Aéreos?

Garantia de Segurança das infraestruturas e Confiabilidade

A cibersegurança é essencial para uma operação contínua e segura – do negócio, dos parceiros, pessoas e mercadorias.

Uma interrupção nos sistemas de transporte e mobilidade tem um impacto tremendo na organização e que se estende à sociedade.

Está, por isso, inerente um grande sentido de responsabilidade.

Para além da exigência de uma gestão mais eficiente das crises e disrupções, há novos desafios de cibersegurança e segurança das infraestruturas quando se migram os processos e as operações para o digital.

Ao trabalhar com as soluções Axians garante uma gestão eficiente das crises e minimização dos eventos disruptivos – com consequente maximização dos ganhos.

Dados passam a estar ao serviço das organizações

Não é possível gerir aquilo que não se vê, nem se conhece.

Com uma arquitetura técnica adequada, as organizações têm total visibilidade sobre a rede de transportes, com processos de decisão inteligentes e automáticos com base nos dados recolhidos.

Estas informações permitem criar modelos para análise histórica e previsão.

Os dados passam a estar ao serviço das organizações, também com processos de gestão que seguem as melhores práticas da indústria e setor – e que dão visibilidade sobre os sistemas e recursos.

 

Os processos de gestão:

  • Passam a estar alicerçados em sistemas automatizados que melhoram a eficiência operacional e satisfação dos clientes;
  • Permitem escalabilidade das operações e do negócio;
  • Reduzem erros associados às operações manuais;
  • Melhoram os níveis de controlo;
  • Estimulam a transparência e a colaboração.

Quer conhecer as Soluções para o Setor de Transformação Digital nos Transportes Aéreos?