Image

Telco Virtualization

Beneficie de uma tecnologia que cria redes escaláveis e de alto desempenho em pouco tempo. Expanda, atualize ou faça upgrades remotamente através do software com Telco Virtualization. Assista à otimização dos processos e poupe nos custos das tarefas da operação.

Saber mais

Em que consiste a Telco Virtualization?

Telco Virtualization é a nova tendência tecnológica que permite virtualizar as telecomunicações, deixando de lado a necessidade da presença de uma infraestrutura física nas empresas com redes de Telecomunicações.

Com Telco Virtualization, reduz-se o time to market e o setup. Torna-se mais rápido e fácil criar redes, comparativamente ao modelo tradicional que envolve a instalação de hardware físico.

A virtualização das redes de telecomunicações permite ainda automatizar um conjunto de processos e procedimentos que passam a ser feitos de forma automática através do software. Com pouca ou nenhuma ação humana.

Há grandes melhorias também no lado da gestão das operações, nas tarefas do dia a dia e na economia de tempo:

  • Os processos de upgrade, expansão ou atualização de uma determinada funcionalidade ou serviço, são feitos remotamente e através do software;
  • Não precisa de adquirir novo equipamento cada vez que pretende expandir a rede ou fazer modificações.

Os operadores de telecomunicações e outras empresas tornam-se mais reativos ao mercado. Realizando ajustes quando necessário, reduzindo custos adicionais relacionados com investimentos em infraestruturas físicas.

Soluções de arquitetura aberta em Telco Virtualization

SDN (Software Defined Networks)

A SDN é um conceito de arquitetura que procura tornar as redes entre computadores mais flexíveis, escaláveis e ágeis.

Na tecnologia de Redes Definidas por Software há uma separação entre as funções de controlo da rede e as funções de encaminhamento da mesma (dados). Ou seja, é possível modelar o tráfego, controlar ou programar a rede a partir de um ponto central, utilizando aplicações de software (APIs).

Os operadores de telecomunicações reduzem os custos porque passa a ser possível instalar aplicações ou adicionar funcionalidades ao controlador central, sem ter que comprar hardware específico para estas tarefas.

Para além desta vantagem, a gestão das redes através da SDN também se torna mais eficiente porque é feita de forma centralizada – independentemente da tecnologia existente.

NFV (Network Function Virtualization)

A NFV é uma outra forma de virtualizar os serviços da rede, na qual não é necessário ter um equipamento (hardware) para cada função da rede. O objetivo principal é acelerar o processo de implementação das redes.

Esta arquitetura envolve uma máquina virtual num hardware de base, permitindo aos fornecedores de serviços executarem a sua rede em servidores padrão, ao invés de servidores próprios.

O modelo de arquitetura melhora a performance e oferece a possibilidade de expansão, conforme as necessidades dos operadores. Isto acontece porque a NFV permite que os fornecedores de serviços entreguem novos serviços, upgrades ou funcionalidades, sem ser necessário recursos de hardware adicionais e dedicados.

Quais as vantagens da Telco Virtualization?

Ganha tempo na implementação das redes

A virtualização das redes permite economizar tempo e recursos ao acelerar o processo de implementação de uma rede e de um serviço mais rapidamente do que numa rede baseada num hardware.

 

Com Telco Virtualization, os operadores e demais empresas ganham imediatismo. Não precisam de passar por todo o processo associado à compra, encomenda e posterior montagem do equipamento físico nas suas instalações. 

 

Para além desta rapidez no setup, beneficiam da unificação do seu hardware, ou seja, a infraestrutura física será comum a todos os componentes da rede.

Diminui o time to market das redes

Existe uma clara redução do tempo de lançamento das redes, de novos produtos e serviços.

 

Com Telco Virtualization, mesmo a implementação de novas features torna-se um processo bem mais rápido e ágil porque são soluções baseadas em software.

Automatiza e otimiza os processos de gestão

A virtualização torna possível programar as redes e automatizar processos, de forma automática – sem a intervenção humana, passo a passo.

 

Significa que é possível criar um script em software que é lançado uma máquina virtual para vários serviços – sendo um procedimento mais célere do que instalar fisicamente um equipamento. 

 

Esta simplificação introduz nas empresas e operadores de telecomunicações uma significativa poupança de tempo e facilidade na manutenção das redes. Os processos de upgrade, expansão, aprovisionamento de serviços de clientes e outras configurações, serão feitos através do software.

 

Se existisse um equipamento físico, seria obrigatório trocar o equipamento específico e dedicado por outro. Neste modelo, manda-se “abaixo” uma máquina virtual e lança-se uma nova funcionalidade.

Image

Procura uma Solução de Telco Virtualization?

Fale connosco

Soluções Complementares

Que saber mais sobre a nossa Solução de Telco Virtualization?