Image

Business Analytics

Transforme os dados da sua empresa em informação de valor que lhe permita analisar o passado, intervir no presente e antecipar o futuro. A Axians oferece uma solução de Business Analytics que ajuda as empresas a adotarem medidas fundamentadas e que respondem aos desafios do dia a dia.

Saber mais

Em que consiste a solução de Business Analytics?

Consiste na recolha e tratamento de grandes quantidades de informação, através de modelos de análise estatística e aprendizagem automática para suportar decisões de negócio.

Tem como objetivo obter conhecimento e ideias concretas que ajudem as empresas e os decisores a tomar medidas que respondam aos problemas e desafios reais do dia a dia.

A nossa framework permite desenvolver um processo de decisão de negócio focado em estratégias e ferramentas utilizadas para recolher dados e dar informação sobre acontecimentos passados e do presente.

Numa segunda fase o foco é colocado no futuro através de padrões reconhecidos e novos modelos desenvolvidos.

Desta forma, é possível prever os acontecimentos futuros e recomendar ações que maximizem os resultados e ajudem os decisores no processo de tomada de decisão.

Na Axians, focamo-nos nos problemas e desafios do negócio e nas pessoas que por eles são impactadas. Temos uma cultura de Design em tudo o que fazemos.

Procuramos que um projeto bem-sucedido nesta área envolva uma equipa multidisciplinar, integrada por elementos da nossa equipa, do cliente e de todos os stakeholders relevantes.

Soluções de Business Analytics

Se procura uma solução em Business Analytics, tem que ter em atenção quais os subserviços que a mesma oferece.

Com a complexidade envolvida durante todo processo, é necessário muito mais do que a “simples” recolha, análise e tratamento de dados, para que os resultados finais sejam satisfatórios.

Desta forma, são necessárias capacidades multidisciplinares e conhecimento especializado, focado no cliente e que consiga, ao mesmo tempo, responder às exigências técnicas dentro de um projeto de Business Analytics. Sem nunca perder de vista o objetivo principal de todo o projeto – gerar soluções e resultados que vão ser interpretados e utilizados por seres humanos e não por máquinas.

Tendo sempre presente o cliente final, a nossa oferta de Business Analytics integra 3 áreas de conhecimento que ajudam a desenvolver soluções aplicadas a funções críticas de negócio dos nossos clientes.

O ciclo analítico dos dados numa organização faz-se com a identificação do beneficio que se pretende alcançar, aplicado à função critica de negócio e às capacidades técnicas envolvidas para desenvolver a solução. As necessidades podem evoluir ao longo do ciclo analítico dos dados, sendo essencial ter como base uma framework de construção da melhor abordagem para cada circunstância. E a Axians desenvolve os seus processos de trabalho agrupados em 3 áreas de conhecimento.

Data Platforms

Os nossos Arquitetos de Dados têm a capacidade de identificar, explorar e tirar partido das melhores soluções do mercado aplicáveis a cada circunstância. Conseguimos arquitetar as melhores soluções aplicadas a cada entendimento dos dados atuais e prepará-los para o futuro. Permitimos também que o cliente consiga facilmente visualizar os dados mais relevantes e faça uma gestão mais fácil dos mesmos, entre os quais:

  • Presentation of reports and analytical work in a Storytelling structure;
  • Design & Deploy Data Models;
  • Data visualization using Power BI;
  • Design & Deploy SAS Viya Architecture;
  • Design & Deploy Azure Architecture;
  • Dataops & MLops (Develop & Operate).

Data Science

A precisão dos resultados finais está diretamente ligada à qualidade com que os dados são tratados (desde o momento da recolha até ao seu tratamento e transformação). Através deste conhecimento especializado é possível modelar os dados recolhidos para obter os resultados desejados e a resolução de problemas reais, nomeadamente:

  • Aplicação de métodos estatísticos a conjuntos de dados (Utilização de R e Python para explorar e transformar dados)
  • Aplicação de técnicas de machine learning a conjuntos de dados (Utilização de R e Python para explorar e transformar dados)
  • Aplicação de algoritmos de visão por computador
  • Aplicação de técnicas de Deep learning aplicada a imagens ou vídeo permitindo o reconhecimento de objetos, texto ou atividades

Design Experience

Design Experience permite que, apesar da tecnologia complexa e da grande quantidade de dados durante o processo de uma solução em Business Analytics, o foco final seja sempre o cliente. Começamos por compreender o negócio, e baseamo-nos no Valor da Experiência para desenhar e implementar as soluções que vão ao encontro das necessidades reais dos clientes. Através de metodologias ágeis e colaborativas garantimos que as metas atingidas são consistentes com o propósito inicial dos nossos clientes.

  • Service Design;
  • UX e CX Design;
  • Design Thinking Facilitation;
  • Visual Mapping – Desenvolvimento de estratégias de comunicação persuasiva e impactante.

Tipos de Análises e Metodologias de Business Analytics

Existem quatro tipos de análise e metodologias num projeto de Business Analytics – descritivas, diagnóstico, preditivas e prescritivas.

Juntas, estas análises respondem a tudo o que a sua empresa precisa de saber. Desde informação sobre estado atual ou passado da organização, passando pela previsão de acontecimentos, até às possíveis soluções e medidas concretas a adotar no futuro.

1. Análises Descritivas – O que aconteceu?

As análises descritivas agregam e interpretam dados com vista a obter informações sobre determinados eventos e a recolher informações sobre acontecimentos passados.

2. Análises de Diagnóstico – Por que aconteceu?

Caracterizada por técnicas como a pesquisa detalhada, a descoberta de dados e a mineração de dados e correlações, a análise de diagnóstico é uma forma de análise avançada que examina os dados e procura explicar o que aconteceu no passado.

3. Análises Preditivas – O que poderá acontecer?

Com as análises preditivas são utilizados modelos estatísticos e técnicas de previsão para obter um entendimento e conseguir prever possíveis acontecimentos futuros.

4. Análises Prescritivas – O que devemos fazer?

São as análises prescritivas que vão dar medidas concretas sobre tomadas de ação dentro da empresa.

Através de algoritmos de otimização e simulação, este tipo de análises aconselha sobre os possíveis resultados e orienta no processo de tomada de decisão.

Image

Procura um Serviço de Business Analytics?

Fale connosco

Casos de Sucesso