Transformar as cidades é um dos maiores desafios do nosso tempo. Com mais de 55% da população mundial já concentrada em áreas urbanas e estimativas de que esse número chegue a 68% até 2050, a concentração urbana exige soluções inovadoras.

As cidades estão a passar por uma transformação radical, impulsionada por avanços tecnológicos e metas de sustentabilidade. O conceito de “smart cities”, ou cidades inteligentes, está na vanguarda dessa transformação, utilizando tecnologia e dados para otimizar serviços urbanos e promover a resiliência das cidades.

A sustentabilidade é central nesta transformação, as comunidades urbanas terão especiais preocupações com a eficiência energética e ambiental. A mobilidade será cada vez mais partilhada e zero emissões, integrando diferentes soluções à volta do transporte público com espinha dorsal. A condução autónoma introduzirá novos serviços e tornará a circulação mais eficiente. A mobilidade será também mais inclusiva, ajustada à realidade de todos, residentes ou visitantes. As cidades do futuro serão mais inclusivas, e a tecnologia terá uma parte importante no suporte a políticas públicas adequadas.

Soluções de mobilidade para Smart Cities

Se a conectividade ubíqua permite juntar um universo infinito de “sensores urbanos” e fontes de dados, a Inteligência Artificial e a aprendizagem automática permitem olhar para a cidade como um todo, melhorando a eficiência dos serviços urbanos enquanto promovem uma melhor organização do espaço urbano e uma vida urbana de qualidade, mais sustentável em todas as suas dimensões: social, económica e ambiental.

Na Axians, utilizamos a inovação para transformar os serviços ao cidadão. Tirar partido do digital para uma sociedade mais sustentável, para maior qualidade e vida dos cidadãos e mais amigável para o desenvolvimento económico é o nosso grande desígnio, que se tem distinguido pela inovação e liderança de projetos digitais complexos com amplo impacto em setores-chave da sociedade.

E a mobilidade não é exceção! Temos vindo a transformar a forma como as pessoas se movem pelas cidades, tornando o transporte público mais eficiente e sustentável.

A experiência Axians em soluções de mobilidade para Smart Cities

Com mais de 25 anos de experiência na mobilidade em Portugal, as equipas da Axians têm liderado a transformação digital no setor. As nossas soluções de smart mobility asseguram a operação de grande parte dos operadores da Área Metropolitana de Lisboa, facilitando diariamente centenas de milhares de viagens de residentes e visitantes.

Cerca de 50% das viagens na Área Metropolitana de Lisboa passam pela tecnologia da Axians.

Modelos integrados de mobilidade para Smart Cities

As soluções da Axians estão na base de modelos de mobilidade integrados, que combinam o transporte público com outros serviços, como micromobilidade e mobilidade partilhada.

  • Integração de transporte público e outros serviços, como estacionamento: a Axians já garante a integração do transporte público com gestão de estacionamento, em localizações “park & ride”.
  • Sensorização, dados e analítica: trabalhamos o pulsar das cidades a partir dos dados, suportando a optimização de sistemas de transportes;
  • Infraestruturas e conectividade: trabalhamos em componentes essenciais como conectividade, comunicações e sistemas inteligentes de energia, para criar ecossistemas analíticos capazes de integrar e partilhar dados em tempo real.

Inteligência Artificial para cidades inteligentes

A Axians está a investir fortemente em Inteligência Artificial e aprendizagem automática. A IA é uma ferramenta de gestão aumentada para a cidade e uma ferramenta de inteligência aumentada para os cidadãos.

Permite a otimização dos serviços urbanos como um todo, enquanto otimiza os serviços para cada um de nós – cidadãos, visitantes e empresas. Cria, no fundo, uma cidade mais personalizada.

Os novos desafios das Smart Cities

Os desafios das cidades inteligentes vão além da mitigação ou da gestão do dia a dia. São determinantes para melhor planeamento, para a participação dos cidadãos e para a construção de resiliência. As cidades precisam de se preparar para fenómenos climáticos extremos, acomodar uma população urbana em expansão e adaptar-se às necessidades de uma população cada vez mais diversificada e envelhecida.

Por exemplo, sistemas de IA podem prever padrões de tráfego e ajustar os fluxos de tráfego em tempo real para evitar congestionamentos, enquanto sensores IoT monitorizam a qualidade do ar e alertam as autoridades sobre níveis perigosos de poluição. A conectividade avançada permite uma comunicação eficiente entre diferentes serviços urbanos, mobilizando uma resposta coordenada a emergências.

Estas inovações não só melhoram a eficiência e a sustentabilidade das cidades, como também aumentam a sua capacidade de adaptação e resiliência face a desafios futuros, como as alterações climáticas, a urbanização crescente e as mudanças demográficas.

Juntar a cidade onde se deseja viver e trabalhar com a cidade que se transforma é o ângulo mais importante desta transformação.
Cruzando as competências da Axians com a experiência da VINCI Energies, em que se insere – na conectividade, na energia sustentável, nos transportes – temos em ao dispor um vasto conjunto de soluções para as cidades do futuro.