A Axians, marca da VINCI Energies, patrocina uma vez mais o Digital Business Congress, um evento que reúne muitos dos principais especialistas da atualidade para discutir as tendências e os desafios do mundo tecnológico, económico e social, nos próximos dias 13 e 14 de maio.
Organizado pela APDC, que este ano celebra 40 anos, a 33ª edição do evento tem como tema central “40 Years Futurizing” e vai analisar a evolução das Tecnologias da Informação em Portugal nas últimas décadas. Trará novamente um olhar sobre o futuro do sector com a ajuda de oradores nacionais e internacionais.
A participação da Axians irá enriquecer o debate. Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, convida Francis Fukuyama, autor norte-americano, economista, filósofo e cientista político para uma conversa exclusiva sobre democracia, economia e ativismo empresarial no painel “The resilience of democratic and liberal economies rely on us”.
Pedro Faustino deixará antes disso a sua reflexão sobre inteligência artificial e liberdade. “Will AI economics promote a free world?” será a provocação deixada na abertura de mais esta edição do congresso, que nos últimos congressos tem trazido reflexões sobre o Capitalismo enquanto modelo económico. Nesta edição acrescenta uma variável crítica para o desempenho económico dos países e das empresas: o contexto político e social em que as economias se desenvolvem que irá refletir sobre a vitalidade das democracias liberais, esclarecer conceitos e entender as dinâmicas que podem mudar o mundo nos próximos anos.
Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, afirma que “a presença da Axians no Digital Business Congress está em linha com o nosso legado de conversas provocadoras sobre o futuro de Portugal, e de Portugal no mundo. Como podem as empresas e a tecnologia melhor servir os cidadãos, enquanto urge um cuidado especial com o planeta? Esta é uma questão de sempre, para nós. E gostaria ainda de destacar a celebração do 40º aniversário da APDC e o papel que tem vindo a desempenhar na construção de um futuro cada vez mais relevante e inclusivo nos desafios tecnológicos que se têm vindo a desvendar ao longo destes 40 anos.”
À semelhança das três edições anteriores, o Best Thesis Award é patrocinado pela Axians. Esta iniciativa criada pela APDC, em parceria com o Consórcio de Escolas de Engenharia e das Academias participantes no Programa UPskill, distingue as melhores dissertações de mestrado nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Telecomunicações e Media. Os vencedores – avaliados pela qualidade técnica e científica da dissertação, originalidade e carácter inovador, e impacto social – serão anunciados pela Axians Portugal no segundo dia do congresso. Além do galardão, cada vencedor receberá um prémio monetário de 1.500€.
O evento pode ser acompanhado online no link https://live.apdc.pt/ mediante registo gratuito.
AGENDA AXIANS NO 33º DIGITAL BUSINESS CONGRESS:
Dia 14 de maio
10h30 – “Will AI economics promote a free world?” com a apresentação de Pedro Faustino.
14h30 – “The resilience of democratic and liberal economies rely on us”, Pedro Faustino entrevista Francis Fukuyama.
Dia 15 de maio
12h35 – Entrega dos prémios “Best Thesis Award”, com Carla Madeira, Carla Zibreira e Ricardo Gonçalves da Axians Portugal.