ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) – Laboratório de IoT

Desenvolvemos o projeto de Internet of Things (IoT) para o laboratório LoRa do ISCTE-IUL. Esta foi uma aposta da ISTA – Escola de Tecnologia e Arquitetura do ISCTE-IUL.

O Instituto Universitário de Lisboa procurava uma solução de conectividade para o seu recém criado laboratório da Internet das Coisas (IoT). Este laboratório pretende suportar a disciplina de IoT, providenciando aos alunos um plano curricular modernizado, em linha com as necessidades do mercado e experiência “hands-on” em redes IoT.

A solução:

A Axians desenhou e instalou uma solução de infraestrutura de rede LoRa , integrada de modo a permitir cobertura no interior dos edíficios e nas zonas exteriores do campus, abrangendo ambientes diversos através da connectividade com vários tipos de sensores que poderão ser distribuidos no campus do ISCTE.

Os benefícios:

Com esta solução, o ISCTE passou a deter a sua rede privada para interligação de sensores à internet, permitindo-lhes desenvolver, testar e implementar soluções IoT. Simultaneamente, a mesma rede possibilita ao ISCTE recolher dados que permitam melhorar a eficiência e sustentabilidade do campus através informações como consumos energéticos, indicadores da qualidade do ar, detecção de pessoas ou ocupação dos espaços de estacionamento.