Plataforma tecnológica do World of Wine tem a assinatura da Axians Portugal

A Axians Portugal acaba de revelar que foi o parceiro escolhido na área da Consultoria TIC para desenhar a plataforma tecnológica do World of Wine (WOW), o complexo de cultura, retalho e restauração que o Grupo The Fladgate Partnership, detentor das marcas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Krohn e Croft e dos hotéis The Yeatman, Infante Sagres e Vintage House pretende inaugurar em 2020, em Vila Nova de Gaia.

Este megaempreendimento de 35 mil metros quadrados é considerado um dos maiores projetos de reabilitação urbana da europa e compreende seis experiências museológicas, 11 restaurantes, lojas, uma escola de vinhos e espaços de exposições. Tem a ambição de se tornar um dos principais pontos de atração das margens que ladeiam a foz do Douro e de contribuir para aumentar o período médio das estadias na região, assim como o número de visitantes.

A contemporaneidade do espaço e a sua multifuncionalidade exigem uma plataforma tecnológica inovadora, capaz de elevar a experiência dos visitantes e, por essa razão, a equipa de consultoria da Axians Portugal já está a trabalhar na conceção de soluções que proporcionem experiências inesquecíveis, conjugando fatores como mobilidade, interatividade, robotização e sensorização.

Nuno Ferreira, IT Manager do WOW

afirma que “A natureza deste projeto impõe que sejamos imaginativos e disruptivos também no que diz respeito à implementação de tecnologia e, por isso, optámos por confiar esta importante parte do projeto à Axians Portugal, que tem muito trabalho de qualidade, demonstrado tanto no contexto nacional, como internacional”.

Para assegurar tudo isto, o trabalho da Axians consiste em desenvolver uma infraestrutura capaz de conjugar Inteligência Artificial, Data Analytics, Cloud e Cybersecurity, materializando-se na prestação de serviços de análise funcional, avaliação do projeto de construção e desenvolvimento da especificação técnica da plataforma TIC. Numa fase posterior, a Axians Portugal irá igualmente prestar todo o apoio na gestão da implementação das soluções.

Vasco Varela, Diretor-Geral do WOW

revela estar “muito entusiasmado com as possibilidades que a tecnologia pode oferecer aos nossos visitantes, nomeadamente do ponto de vista da riqueza das experiências. Estamos a construir um projeto totalmente inovador em Portugal, que apresenta elevados desafios tecnológicos, pelo que é muito confortável fazer este caminho rodeado dos melhores parceiros em cada área de especialidade.

Pedro Faustino, Diretor Executivo da Axians Portugal

mostra-se “orgulhoso por fazer parte do desenvolvimento de um projeto inovador de nível internacional com as características do World of Wine, que vai seguramente marcar o panorama turístico nacional e impactar de forma determinante a região do Porto e todo o cluster económico associado ao vinho do Porto. Estamos convictos de que as soluções tecnológicas que desenharemos para o WOW contribuirão para criar excelentes memórias junto de milhões de visitantes por ano.”