Já são conhecidos os grandes protagonistas da transformação digital em Portugal deste ano

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do Portugal Digital Awards o maior evento de Transformação Digital, e uma iniciativa da IDC em parceria com a Axians.

Com o objetivo de reconhecer os líderes empresariais que têm a visão e a coragem de transformar as suas organizações, capacitando-as, com as suas equipas, para a digitalização dos seus negócios, a iniciativa Portugal Digital Awards visa premiar projetos originais e inovadores, assim como personalidades que se destacam nesta área. Com um painel de júri composto por individualidades independentes e de reconhecido mérito, pretendem-se promover ideias e conceitos inovadores, capazes de transformar efetivamente os mais variados sectores de atividade.

A Axians Portugal volta a patrocinar os Portugal Digital Awards, na sua 5ª edição, e volta a destacar a palavra Reconhecimento: Reconhecimento de Pessoas, de Líderes, e de projetos, sendo esta iniciativa, em Portugal, um programa único no panorama da revolução digital em curso nas organizações e na sociedade em geral.

Ano após ano o Portugal Digital Awards tem consolidado a sua importância e relevância junto das empresas e dos líderes empresariais que aproveitam esta oportunidade para apresentar o que de melhor fazem nas suas organizações. Este ano apresentaram-se a concurso 350 candidaturas e foram validados 139 projetos, aumento de 23% face ao ano passado, o que é bem demonstrativo da importância e do interesse que este evento transporta.

 

Para Gabriel Coimbra, EMEA VP e Country Manager IDC Portugal:

Para além de termos batido todos os recordes em termos de número de candidaturas, este ano foi a edição com projetos mais sofisticados, com base em novos modelos digitais de trabalho, relacionamento com clientes, automação e robotização de processos e da produção, e novos modelos de negócio assentes e ecossistemas digitais.

Para Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal:

Este foi um ano de redefinição dos impossíveis. Pessoas, organizações, cidades e países estão hoje a rescrever o seu propósito no desejo de um futuro mais sustentável. Mais digital, sem dúvida, mas definitivamente ao serviço desta nossa humanidade, temporariamente sequestrada. Portugal faz já parte desta rota e segue a grande velocidade, em diversos setores e até dimensões empresariais, com muita estrada pela frente, claro. Em março diriam alguns que seria impossível fazer acontecer um Portugal Digital Awards com ainda mais impacto. Os resultados estão à vista e o mérito é de todas as pessoas e organizações que estão hoje na linha da frente a transformar Portugal e, principalmente, a vida de todos para melhor. Duvidemos sempre dos impossíveis!

 

 

Os projetos a concurso englobam a quase totalidade do nosso tecido empresarial, e economia, e o júri premiou o que de melhor se faz na transformação digital em Portugal, não só nas grandes organizações, bem como no setor publico e nas pequenas e médias empresas. Em ano de pandemia o salto tecnológico foi enorme e muitos dos projetos apresentados refletiram essa evolução. Por outro lado, muitos dos projetos em concurso foram desenvolvidos em ambiente pandémico, o que desencadeou a necessidade, o desenvolvimento e a oportunidade do negócio. Este desafio inesperado da pandemia foi bem demonstrativo da capacidade de adaptação digital que as organizações hoje transportam.  

Em ano de pandemia, o Portugal Digital Awards serviu também para homenagear quem muitas vezes estás por “detrás da cortina” e que, de forma discreta, mantêm a economia a funcionar. Os engenheiros e os profissionais dos Sistemas de Informação foram também eles, à sua medida, uns heróis que disseram “presente” quando o mundo confinou e era preciso manter a funcionar os serviços vitais de toda a economia que está indelevelmente conectada com as redes e IT.

O Portugal Digital Awards contou com um ilustre painel de jurados que certificam e credibilizaram todos os projetos que foram a concurso. Assim, Céline Abecassis-Moedas, Miguel Fontes, Patrícia Candeias, Patrícia Lopes, Fernando Bação, José Tribolet, Bernardo Rodo, Bruno Horta Soares, Rogério Carapuça, Gabriel Coimbra e Madalena Tomé avaliaram os méritos dos projetos a concurso. O Portugal Digital Awards contou ainda com a colaboração de Rogério Campos Henriques, Francisco Barbeira, Vergílio Rocha e João Dias, fruto do reconhecimento conseguido no âmbito desta mesma iniciativa em edições passadas.

Eis a lista de vencedores:

Digital Transformation Awards

Best Future of Intelligence Project (melhor projeto relacionados com analytics, big data e data monetization)

Projeto Predictive Grid, EDP Distribuição

 

Best Future of Customer & Consumers Project (melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente)

Projeto Elsa, Salvador Caetano

 

Best Future of Work Project (melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores)

Projeto myWorten, Worten

 

Best Future of Operations Project (melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio)

Atlas, Imprensa Nacional Casa da Moeda

              

Best Future of Digital Infrastructure Project (melhor projeto relacionado com a infraestrutura tecnológica para suportar a transformação digital)

Projeto Fashion Infraestructure, Sonae Fashion

 

 

Digital Industry Awards

Best Government Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública)

Projeto FE-AP, eSPap – Entidadede Serviços Partilhados da Administração Pública

 

Best Banking Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Banca e outras entidades financeiras)

Nbnetwork+, Novo Banco

 

Best Insurance Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros)

Projeto Multicare Vitality, Multicare – Fidelidade

 

Best Manufacturing Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria)

Projeto ScalABLE4.0, Grupo Simoldes

              

Best Retail & Distribution Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho)

Projeto Continente Siga, Sonae MC

 

Best Energy & Utilities Project (melhor projeto de transformação digital na Energia e Utilities)

Predictive Grid, EDP Distribuição

 

Best Consumer & Professional Services Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Serviços)

Projeto Processos Judiciais, VdA – Vieira de Almeida 

 

Best Heath Project (melhor projeto de transformação digital na área Saúde)

Projeto Knowlogis, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho

 

Best Education Project (melhor projeto de transformação digital na área Educação)

Projeto Escolaglobal, Colégio das Terras de Santa Maria

 

Best SME Project (melhor projeto de transformação digital no segmento das PMEs)

Projeto Perguntas de Especialidade, Wellpartners

 

Digital Grand Awards

Best Digital Transformation Project (o projecto de Transformação Digital com maior impacto)

Projeto AICEP Digital, AICEP

 

Best Digital Transformation Idea (a melhor start-up B2B)

Feedzai

 

Best Digital Social Responsibility Initiative (a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto na sociedade portuguesa)

#EstudoEmCasa, RTP

 

Best Digital Leader (a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional)

Gonçalo Caseiro, INCM

Para mais informações por favor consultar site www.portugaldigitalawards.pt.