Data Model: O que é e que tipos existem? [Guia]

Os dados escondem informações relevantes sobre e para o seu negócio. A quantidade de dados gerados e obtidos pelas organizações é cada vez maior. Mas o que fazer a esta informação?

É necessário dar sentido aos dados, categorizar e definir. É aqui que surge o Data Model.

 

O que é um Data Model?

Data Model consiste na descrição e categorização dos dados do seu negócio.

Com a modelação de dados, saberá que tipo de dados tem em seu poder, o seu significado, a descrição dos mesmos, como se relacionam entre si – e sobretudo, de que fontes provêm. Esta estratégia é uma forma de representar os dados da sua organização.

Uma abstração simplificada da realidade que oferece à gestão uma visão holística dos dados da sua empresa.

O Data Modeling reflete as regras do seu negócio. E quando é implementado num sistema, solidifica e reforça essas regras.

Por norma, o Data Model é concretizado num diagrama visual. Esta representação foca-se nos dados necessários para responder a questões concretas do negócio – e na forma como devem ser organizadas.

Assim sendo, a sua empresa passa a:

 

Tipos de Data Model

Na construção de um modelo existem passos importantes até se chegar ao produto final.

O processo consiste na avaliação dos objetivos pretendidos, de forma a que estejam alinhados com a realidade do negócio e tecnologia.

A modelação dos dados ocorre a 3 níveis – físico, lógico e conceptual.

  1. Modelo Conceptual: Um modelo conceptual identifica a visão de alto nível e do utilizador dos dados. É, por exemplo, o modelo entidade-associação.
  2. Modelo Lógico: Um modelo lógico de dados situa-se entre os níveis físico e conceptual. Permite que a representação lógica dos dados seja separada do seu armazenamento físico. Temos como exemplo, o modelo relacional e dimensional.
  3. Modelo Físico: Trata-se de um esquema ou uma framework que representa a forma como os dados são fisicamente

 

Para saber mais sobre os tipos de data model, técnicas de modelação, processo de data modeling,
a abordagem utilizada pela Axians e as suas vantagens, pode fazer download do Guia de Data Model clicando aqui em baixo.