Como melhorar a eficiência de um negócio com Business Analytics

A metodologia de Business Analytics pode impulsionar qualquer negócio na direção daquela que é sempre a principal meta: otimizar resultados.

2019 foi um ano de consolidação sobre esta área, à qual designamos genericamente como Data Analytics.

Frases como “os dados são o novo petróleo” e termos como “Inteligência Artificial”, “Machine Learning” e “Internet of Things (IoT)” são aplicados de forma cada vez mais regular e, por vezes, abusiva, um pouco por todo lado.

Mas será que aquilo que se ouve tem aplicabilidade prática, acrescentando valor ao negócio dos nossos clientes, com retornos de investimento interessantes?

 

A Análise de Dados na criação do fator “UAU!”

É natural que qualquer empresa, a determinado momento, atravesse períodos em que surgem obstáculos que desafiam a sua eficiência. No meio de todo um sistema de trabalho, por vezes complexo, pode ser difícil identificar a causa e chegar a uma solução eficaz.

Nestas situações, depois de recolher os dados brutos relativos à metodologia de trabalho e ao negócio no seu todo, é necessário qualificá-los e saber retirar vantagens deles. O desafio é precisamente correlacionar e tirar conclusões sobre a forma como esses dados se transformam em informação relevante para o negócio e contribuem para os objetivos.

O objetivo principal é detetar as condições em que um determinado evento ocorre para que se possa atuar e manter as condições de operação ideais.

A partir daí será possível criar um roadmap com novos objetivos que permitam eliminar ou diminuir o problema e, assim, melhorar a eficiência global do negócio, bem como a qualidade do serviço prestado.

É aqui que se dá o fator “UAU!”, ao realizar uma prova de valor, passando da visão para a criação de valor.

A análise de causa raiz, ou Root Cause Analysis, é um dos fatores-chave para o sucesso dos projetos de analítica pois permite encontrar defeitos e/ou falhas e minimizar o impacto que estes têm na rentabilidade da empresa ou num processo de produção.

 

 

Que resultados podem ser alcançados com Análise de Dados?

Esta abordagem e metodologia permite alcançar resultados que podem ser benéficos para o negócio, entre os quais a revelação de novas hipóteses pertinentes, ajuste das ferramentas de trabalho de acordo com os resultados obtidos e a confirmação de hipóteses relevantes para a redução dos defeitos e consequente diminuição dos custos.

Adicionalmente, um dos resultados interessantes desta metodologia pode ser a replicação de um principio utilizado num processo em centenas de outros processos, reduzindo custos, melhorando a eficiência e, como consequência, a rentabilidade.

Assim, a atividade produtiva da empresa pode tirar partido desta abordagem, sendo otimizada desde o momento zero.

Os passos seguintes serão:

  • Começar a prever em que momento o sistema pode falhar para que se possam evitar paragens inesperadas;
  • Passar para a otimização dos processos de produção em termos de uso de recursos.

 

Conheça um Caso de Sucesso de Business Analytics da Axians:

Ver Caso de Sucesso

 

Saber tirar partido da Análise de Dados

Se esta abordagem tem resultados significativos para o negócio, porque não é mais disseminada? É um problema tecnológico? De conhecimento? Na verdade, acreditamos que é um problema mais estrutural.

Segundo o Relatório da IDC – Visão 360 do Mercado TIC e Digital em Portugal muitas empresas estão a investir na recolha de dados recorrendo, por exemplo, à implementação de IoT, mas 50% não viram qualquer impacto no seu negócio.

A resposta está precisamente no facto de o desafio principal não ser a recolha de dados – embora fundamental por si só não é suficiente, mas sim a sua análise.

Apesar do mercado total de Big Data e Analytics (BDA) crescer a uma taxa CAGR de 9% (de 2017 a 2022), existem inúmeros setores de atividade que ainda hoje não exploram o potencial que este paradigma representa. É necessário, portanto, aumentar o conhecimento sobre esta área nestes setores.

Fica então a pergunta: como pode melhorar a sua organização e a sua área de responsabilidade ou atuação através da aplicação de Data Analytics?

Na Axians investimos no desenvolvimento destas competências analíticas para trazer mais valor aos negócios. Estabelecemos parcerias estratégicas, com especial destaque no parceiro tecnológico SAS, para que as metodologias de análise de dados sejam realmente potenciadoras.

 

Sobre o Autor

Pedro Garcia – Account Executive na Axians Portugal

  • Responsável por contas no sector da Educação e Industria e Serviços.
  • Licenciado em Engenharia Electronica e Informatica pela Universidade Lusiada.
  • Profissional com mais de 20 anos de experiência nas TIC.