Axians inaugura novo Centro de Engenharia em Castelo Branco

A inauguração do espaço insere-se no âmbito da Semana Digital
promovida pelo Ministério da Economia e da Transição Digital.
Em 2022 o novo Centro de Engenharia prevê acolher até 80 profissionais altamente qualificados para prestar serviços diferenciados em tecnologia nas áreas de Cybersecurity, Cloud e Managed Services, Data analytics e Augmented Reality. O impacto económico direto na região deste Centro de Engenharia – através da criação de emprego – ascende a 4,5 milhões de euros, entre 2020 e 2022.

A Axians acaba de inaugurar um novo centro de engenharia na cidade de Castelo Branco para prestar serviços nas áreas de Cybersecurity, Cloud, Managed Services, Data Analytics e Augmented Reality. As equipas estão instaladas no Centro de Empresas Inovadoras (CEi). São hoje 34 talentos portugueses, na sua maioria recém-licenciados do Instituto Politécnico da cidade. Em 2022, espera chegar até aos 80 colaboradores.

A abertura do espaço surge após o arranque de um programa de formação certificada dirigida aos novos colaboradores, que teve a duração de nove meses para dotar os participantes dos conhecimentos e competências necessárias para a prestação dos referidos serviços digitais.

De acordo com Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies em Portugal, detentora da marca Axians, “hoje é um dia de celebração. Estamos a inaugurar um novo centro de engenharia que, para além de sinalizar o crescimento da Axians em Portugal, é também um polo de desenvolvimento das profissões do futuro, que constroem o mundo digital. Uma decisão que nos permite investir em talento português qualificado e que ajuda a região a manter os filhos da terra e a atrair outros tantos.”

O executivo acrescenta ainda: “Temos grandes ambições para este projeto e esperamos fazê-lo crescer de forma sustentada, tanto no portfolio de serviços, como no desenvolvimento das pessoas. Portugal, o nosso talento e o nosso interior merecem este investimento. Aproveito a ocasião para agradecer à Câmara Municipal de Castelo Branco o convite e o apoio, que se estende também ao IEFP e ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, que nos ajudaram a tornar este projeto uma realidade. Vamos continuar a desenvolver talento e inovação em Portugal, para Portugal e de Portugal para o mundo. ”

O novo centro de engenharia da Axians em Castelo Branco será um polo de desenvolvimento de serviços altamente diferenciados, que oferece aos colaboradores uma oportunidade de desenvolvimento de carreira, com condições acima da média do distrito e em linha com o que é praticado nas profissões do mundo digital. O impacto económico direto na região deste Centro de Engenharia – através da criação de emprego – ascende a 4,5 milhões de euros, até 2022.

A inauguração oficial do novo Centro de Engenharia da Axians Portugal realizou-se esta manhã no âmbito da Semana Digital do Ministério da Economia e da Transição Digital, na presença de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, de André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior e de Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco.

Conheça o essencial dos testemunhos oficiais, deixados pelo Governo de Portugal e Câmara Municipal de Castelo Branco, no decurso da inauguração.